.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Massa Gratinada com Espinafres e Bolonhesa


By colher-de-pau


Os jantares e os almoços com os amigos são frequentes aqui em casa, como sabem. E o que acontece é que quase todos os nossos amigos têm filhos, e como toda a gente sabe os miúdos não acham piada nenhuma em estar a mesa à onde estão os adultos a conversar.
Tornou-se cada vez mais frequente eles comerem ainda antes de nós, ou muito mais rapidamente que nós, para depois poderem ir brincar à sua vontade.
Se ao início aquilo que preparava para os crescidos servia para todos, há alturas, dias e receitas, que nem sempre servem o palato das crianças. Por isso, dei comigo a preparar algo que quase todos os miúdos gostam – massa com carne nas suas variadas formas – e a ter tudo preparado para eles comerem assim que possível.
Eles ficam todos contentes porque podem depois aproveitar todo o tempo para brincar uns com os outros e nós conseguimos desfrutar da mesa um pouco mais à vontade sem as observações de “não gosto disto” ou “quando é que podemos sair da mesa”.
Claro que este género de coisas não se pode fazer sempre. Não abdico dos jantares em família durante a semana, com todos sentados à mesa e a comerem e a partilharem o seu dia a dia. Mas nestes dias de amigos e petiscos, este é um “truque” que mantêm grandes e pequenos satisfeitos.
Esta é uma das receitas favoritas desses dias. E que os miúdos comem mas os crescidos também.

Ingredientes para 6 pessoas:

500g de massa curta
400g de carne picada (mistura de porco e vaca)
1 lata grande de tomate pelado
1 colher de sopa de oregãos secos
250g de espinafres crus
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
150g de queijo mozarella ralado
200ml de creme de soja (usei da Shoyce)

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Junte depois a carne picada e deixe cozinhar, temperando a gosto com sal e pimenta. Acrescente depois o tomate pelado partido em pedaços, e retifique de temperos, juntando também um pouco de oregãos. Deixe cozinhar até o molho estar apurado e a carne cozinhada. Acrescente depois os espinafres e envolva bem até que fiquem murchos.
Assim que a massa esteja cozida junte à bolonhesa e acrescente também metade das natas, envolvendo bem.
Coloque a mistura num pirex que vá ao forno e à mesa e cubra com as restantes natas. Polvilhe depois com o queijo ralado e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique tostado.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>