.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Muffins de Maçã e Gengibre com Crumble


By colher-de-pau


Não é fim de semana, mas a véspera de feriado é a melhor desculpa para ir para a cozinha, ligar o forno e preparar um bolinho com sabores de outono.
A receita é da simpática Filipa Gomes, e não podia ter vindo em melhor hora! Estava eu sentada no sofá, depois de uma empreitada de duas horas a fazer chamuças, e a procurar inspiração para fazer um bolinho, quando dou de caras com a publicação da Filipa. A minha barriga já crescidinha não me impediu de saltar do sofá e ir de imediato para a cozinha preparar os maravilhosos muffins, mesmo com algumas adaptações aos ingredientes que tinha em casa.
A receita está aqui partilhada, amanhã é feriado e portanto não faltam desculpas para preparar um docinho para estes dias!

Workshops: Para já no Furadouro – Ovar, já no próximo dia 15 de Outubro, domingo, pelas 10h na Colher de Chá, com o tema Receitas Simples para os Jantares Semanais. Para mais informações e para se inscreverem geral@colherdecha.pt.
E vou avisando que dia 28 de Outubro volto ao Porto – Workshops Pop UP – e dia 1 de Novembro estarei finalmente e Lisboa – também no Wokshop Pop Up Chiado. Mais informações em breve!


Ingredientes para 12 Muffins:
(Adaptado de uma receita da Filipa Gomes: https://www.instagram.com/p/BZoPUF-FoUh/?taken-by=_filipagomes_)

1 ovo
1/3 chávena de óleo
1/3 chávena de leite
2/3 chávena de açúcar amarelo
2 maçãs médias
1 chávena de farinha do trigo
1/2 chávena de farinha de aveia
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 colher de sopa de gengibre me pó

Crumble:
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 mão cheia de amêndoas
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de flocos de aveia
3 colheres de sopa de manteiga

Preparação:

Numa taça misture bem o ovo, o óleo, o leite e o açúcar amarelo. Junte depois as maçãs descascadas: 1 metade ralada a restante cortada em cubinhos.
Acrescente depois as farinhas peneiradas com o fermento e o gengibre e envolva bem bater, distribuindo depois a massa por uma forma de 12 buracos forrados com forminhas de papel frisado.
Prepare depois o crumble: misture a manteiga fria com o açúcar, a canela, as amêndoas grosseiramente picadas, a farinha, a aveia e misture bem com as pontas dos dedos de modo a formar uma espécie de migalhas grossas.
Distribua pelas formas, sobre a massa, calcando ligeiramente para agarrar.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até os muffins estarem cozinhados.
Retire do forno e deixe arrefecer.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>