.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Ovos com Barriga Fumada e Cogumelos


By colher-de-pau


Mais petiscos. Porque os fins de semana compridos convidam a petiscos, seja num brunch, seja no mais tradicional “lanche ajantarado”. Aqui por casa os últimos domingos têm acabado assim. Com amigos à volta da mesa e um lanche que não é lanche nem bem jantar.
E como as galinhas têm posto muitos ovos, há que os usar de todas as formas e feitios. Aqui, o petisco mais simples e versátil de todos os tempo. Ovos mexidos – aos quais se pode juntar quase tudo – dependendo do que houver em casa e das combinação preferidas. Este servir mais como uma limpeza ao frigorífico. Havia cogumelos e um resto de barriga fumada, e foi mesmo com essa combinação que foram feitos. Mas há outras combinações favoritas: com espargos verdes, com alheira e espinafres, com queijo da ilha, e ainda numa versão picante, com malagueta e queijo feta.
Servidos com uma tábua de carnes frias, de queijos, e pão fresco, temos uma simples refeição do agrado de todos. (E quantas, mas quantas vezes, uns ovos mexidos salvam um jantar em poucos minutos!)

Ingredientes para 4 pessoas:

6 ovos
150g de cogumelos frescos
sal e pimenta q.b.
75g de barriga fumada
salsa picada q.b.

Preparação:

Corte a barriga fumada em cubinhos. Depois de limpos lamine os cogumelos.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte depois a barriga fumada e deixe cozinhar, de modo a que esta liberte a sua gordura e fique crocante. Junte depois os cogumelos e envolva-os bem na gordura da barriga fumada e deixe cozinhar até que comecem a ficar murchos.
Entretanto bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta (atenção que a barriga fumada já contém sal), e verta os ovos já batidos sobre a mistura que está na frigideira. Deixe que os ovos comecem a coagular, e com uma colher de pão comece a envolver a mistura na frigideira. Não mexa muito para que os ovos não fiquem muito partidos…
Desligue o lume quando os ovos ainda estiverem um pouco húmidos, e acrescente a salsa picada.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>