.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pãezinhos Fofos (16 de Outubro: World Bread Day 2017)


By colher-de-pau


Hoje comemora-se o dia mundial da alimentação e também o dia mundial do pão!
Nada melhor do que juntar estas duas comemorações e fazer pão… Não que eu não faça pão com regularidade, pois faço pão todas as semanas, de uma ou outra variedade – e ainda não consegui fazer pão com massa mãe, mas isso será tema para outro dia….
Normalmente faço um pão grande, para fatiar, e que congelo. Vamos depois comendo conforme a vontade. Lá muito de vez em quando faço pães individuais. É o caso destes pãezinhos muito fofos e leves, que os miúdos gostaram bastante, e que não dão grande trabalho a preparar. São um bocadinho diferentes de uma receita de pão tradicional, pois levam leite, ovo e um bocadinho de manteiga, (pão que é pão não precisa de muito mais do que farinha, água, fermento e sal!), mas são esses ingredientes que lhes dão esta textura deliciosa e fofa, apesar de uma ligeira crosta crocante.
Quanto à conservação destes pãezinhos, optei por congelar assim que arrefeceram, deixando apenas dois ou três para consumir no dia. Depois de deixar descongelar à temperatura ambiente continuaram perfeitos. Espero que gostem!




Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 10 pãezinhos:
(receita em “FeelGoodFood”, Outono de 2017, página 73)

100ml de leite tépido
7g de levedura seca – fermento de padeiro seco tipo fermipan
1 colher de sopa de açúcar ou de mel
1 pitada de sal
225g de farinha
40g de manteiga derretida
1 ovo batido

sementes de papoila + ovo batido para pincelar

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o sal, e o fermento e envolva bem. Abra uma cova ao centro e coloque depois o açúcar ou o mel, 80 ml de leite morno misturado com o ovo e a manteiga derretida. Misture os ingredientes até obter uma massa mole e transfira depois a mistura para a bancada da cozinha polvilhada com farinha (se achar a massa muito seca, misture o restante leite…)
Amasse bem durante cerca de 10 minutos – se preferir use uma batedeira ou robot de cozinha neste ponto, e coloque depois a massa numa taça deixando-a levedar duarante 1 a 2 horas até ter dobrado de volume.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e amasse-a um pouco mais durante um minutos. Divida depois a massa em 10 bolinhas. Role cada uma das bolas de modo a formar um rolinho com cerca de 15 cm de comprimento, e dobre-os formando um nó.
Coloque depois os pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal , tape com um pano e deixe levedar até dobrarem de volume (eu acho que neste ponto deixei os meus pãzinhos levedarem tempo demais, de modo a que ficaram muito “esparramados”).
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido (que deve estar à temperatura ambiente e não retirado do frigorífico), e polvilhe com as sementes de papoila.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 15 minutos até ficarem dourados e bem cozinhados.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva com manteiga, compotas ou queijo.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>