.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Panquecas de Banana do Gang dos Frescos/Lidl (sem açúcar)


By colher-de-pau


No passado dia 10 de Setembro recebi uma encomenda especial do Lidl/Gang dos Frescos, uma iniciativa que pretende ensinar e promover hábitos de uma alimentação mais saudável junto dos mais novos. A ideia era pegar naqueles ingredientes – tomate cereja, cogumelos, bananas, mirtilos, cenouras, pimentos, pêras e maçãs – e “inventar” uma receita saudável e nutritiva.
Como sabem, tento ser cuidadosa com as escolhas alimentares cá de casa, principalmente em relação ao Zé Maria. Com dois anos continuo a não lhe dar alimentos com açúcar (sim, o rapaz continua sem ter ainda provado uma bolacha ou bolo!) ou processados. Não é muito difícil não lhe dar alimentos muito processados, uma vez que também não os comemos, mas a questão do açúcar é sempre mais complicada, uma vez que faço bolos ou sobremesas de vez em quando e ele começa a perceber que é a única coisa que nunca lhe ofereço ou lhe dou a provar.
O desafio do Lidl/Gang dos Frescos veio mesmo a calhar. Se o objectivo é promover uma alimentação mais saudável junto das crianças, o meu objectivo foi uma receita que o pequeno Zé Maria pudesse também comer mas que fosse um pouco diferente das coisas que faço diariamente para ele.
Aventurei-me assim numas panquecas mais saudáveis, sem açúcar nem gordura, e que pudessem ser saboreadas por toda a família num pequeno almoço demorado de fim de semana!
O desafio foi aceite (e acho que cumprido com sucesso!) e hoje deixo-vos a minha sugestão.



Ingredientes para cerca de 6 panquecas:


2 bananas maduras
1/3 de chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
100ml de leite
1 ovo
1 pitada de canela (opcional)
azeite q.b.
1 banana em rodelas e mirtilos frescos para servir


Preparação:


Descasque as bananas e esmague-as com um garfo até ficarem em papa. Acrescente o ovo ligeiramente batido, a canela, o fermento e a farinha e envolva bem. Vá adicionando depois o leite, aos poucos e poucos até obter uma massa lisa e sem grumos.
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e deixe aquecer. Coloque depois colheradas de massa na frigideira quente e deixe cozinhar até que comecem a aparecer bolinhas na superfície da massa. Com a ajuda de uma espátula vire as panquecas e deixe acabar de cozinhar do outro lado.
Repita até esgotar os ingredientes.
Sirva depois as panquecas com a banana em rodelas e os mirtilos frescos. Pode ainda juntar uma colherada de iogurte natural ou, para os mais gulosos um pouco de compota a gosto.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>