.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Panquecas de Buttermilk com Mirtilos e Mel


By colher-de-pau


Tem sido uma constante cá em casa. Nos nossos pequenos almoços de sábado tentamos estar todos sentados à mesa, para uma primeira refeição da manhã “calma” e todos juntos, e normalmente fazemos panquecas, batidos, waffles, mas outros vezes torradas e ovos mexidos e sumo de laranja, ou iogurtes cheios de fruta e frutos secos que os miúdos adoram! Depende dos dias do tempo, do que há por casa e da vontade.
Mas as panquecas são das preferidas dos pequenos e, desta vez usei uma receita um pouco mais trabalhosa e elaborada do que as habituais panquecas de banana, ovo e farinha de aveia ou linhaça.
Uma receita do Gordon Ramsay, de umas panquecas muito leves e saborosas, ideias para o pequeno almoço, e perfeitas para pequenos almoços deste período de natal. (Nós normalmente montamos a árvore dia 1 de Dezembro, de pois de um pequeno almoço de panquecas e chocolate quente e Michael Bubblé a tocar… Este ano antecipamos o dia 1 de Dezembro, mas todas as tradições se mantiveram. E estas panquecas são ideias para isso!)

Ingredientes para cerca de 18 panquecas pequenas:
(in “Bread Street Kitchen – Gordon Ramsay, página 22)

160g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
2 ovos
300ml de buttermilk (300ml de leite com 2 colheres de sopa de limão deixados em repouso 15 minutos antes de usar)
4 colheres de sopa de óleo vegetal ( usei óleo de coco)
1 colher de chá de pasta de baunilha
50g de manteiga
mirtilos q.b.
mel q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o fermento e o açúcar numa taça e misture. No meio coloque as gemas de ovo e aos poucos adicione o buttermilk e vá mexendo até obter uma massa homogénea. Junte depois o óleo de coco e a baunilha e volte a misturar.
Bata depois as claras em castelo e junte-as, envolvendo, ao preparado anterior.
Aqueça depois uma frigideira com a manteiga e frite colheradas de massa até que as panquecas fiquem prontas (estão prontas a virar quando começam a formar bolhinhas – vire-as depois e frite-as do outro lado!) Repita até esgotar a massa.
Sirva de pois com os mirtilos e mel a gosto.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>