.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Panquecas de Courgete


By colher-de-pau


Há que usar as muitas courgetes que andam aqui por casa, oferecidas por amigos queridos do quintal dos pais. Têm servido para várias coisas, e desta vez lembrei-me de preparar umas panquecas salgadas para um almoço diferente.
Ficaram bastante agradáveis, e agora não me saem da cabeça umas panquecas ou waffles doces com courgete, à semelhança de bolos ou muffins. Se experimentar, depois conto tudo!
Para o almoço acompanhei as panquecas com ovo escalfado e um esparregado de espinafres, mas devem ficar deliciosas com salmão fumado e uma salada fresca de verão.

Próximo workshop: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.

Ingredientes para 8 panquecas pequenas:

250g de courgete ralada
6 colheres de sopa de farinha (podem usar farinha de trigo, farinha de mandioca, farinha de aveia polvilho doce ou outra farinha da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
azeite q.b.

Preparação:

Numa taça bata os ovos e misture a courgete, a farinha, o fermento, um fio de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem. A mistura deverá estar grossa, mas não em demasia.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer.
Coloque colheradas de massa na frigideira quente, e deixe que estas comecem a formar pequenas bolhas à superfície. Vire-as cuidadosamente e deixe que cozinhem do outro lado.
Retire e repita até esgotar toda a massa.
Sirva as panquecas com um pouco de salmão fumado, carnes frias ou até um ovo escalfado e uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>