.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Panquecas Fofas de Aveia


By colher-de-pau


É um dos vícios de fim de semana dos miúdos cá de casa. Adoram panquecas. principalmente as de banana, ovo e linhaça, que já publiquei há algum tempo. Mas nós, que por vezes também comemos cansamo-nos daquelas, e eu ando sempre a experimentar variações e combinações diferentes.
As últimas resultaram numas fofas e deliciosas panquecas que são para mim das melhores. Ideais para o fim de semana, para o brunch (eu gosto mesmo de Brunch e cá em Coimbra o meu sítio favorito fechou…) para o pequeno almoço. E podem ser preparadas de véspera pelo que não há desculpas para não as comer mesmo durante a semana – quer para os miúdos, quer para os crescidos.
Pessoalmente gosto de acompanhar com fruta e manteiga de amêndoa, ou só com mel ou maple Syrup e canela. Os miúdos gostam com iogurte natural e fruta. Mas acho que até simples são boas.
Em véspera de fim de semana fica a ideia. Bom fim de semana a todos!

Ingredientes para 6 panquecas:

1 ovo grande
100g de flocos de aveia finos
1 colher de sopa de açúcar mascavado
50ml de leite (usei de aveia porque era o que estava aberto, mas pode ser qualquer leite ou bebida vegetal)
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco

Fruta variada, manteiga de amêndoa ou amendoim, iogurte grego, mel, canela….. para servir

Preparação:

Numa taça coloque o ovo, os flocos de aveia, o açúcar, o leite, o fermento e 1 colher de azeite ou de óleo de coco. Com a varinha mágica triture tudo até obter uma massa homogéna. Se estiver demasiado grossa, junte um pouco mais de leite.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Junte o restante azeite ou óleo de coco e espalhe. Coloque colheradas de massa, de modo a fazer panquecas o mais redondas possíveis, com cerca de 8 cm de diâmetro. Quando as panquecas começarem a formar bolhinhas à superfície, estão prontas a ser viradas. Vire-as e deixe-as cozinhar um pouco do outro lado.
Retire e divida pelos pratos.
Sirva a gosto. Com manteiga de amendoim ou amêndoa e fruta variada. Com mel ou maple Syrup e canela. Com iogurte a banana, ou simples, com um pouco mais de açúcar e canela.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>