.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pão de Alfarroba com Nozes


By colher-de-pau


Continuo a adorar fazer pão em casa. Ainda não acertei com a experiência com a massa mãe (e esse projeto está neste momento em stand-by, mas espero voltar a ele em Setembro), mas continuo a adaptar com a receita de pão da Titá, já aqui publicada, e que também está no livro “Família e Amigos à mesa).
Este pão de alfarroba e nozes, de sabor forte e para apreciadores de alfarroba, é uma variação a partir da receita mais simples de pão que conheço. Basta um forno doméstico e um tacho de barro, para um pão muito melhor do que o pão da maioria das padarias. Vou variando as farinhas, sem alterar muito o rácio, Farinha de trigo + centeio, ou aveia, com ou sem sementes, com trigo ssaraceno, com farinha de espelta, trigo integral… e desta vez com alfarroba e nozes, num pão maravilhoso, quase preto e só mesmo para apreciadores de alfarroba. Mas não tenham receio de experimentar – para um sabor mais suave diminuam a quantidade de farinha de alfarroba, e coloquem mais farinha de trigo a compensar a quantidade. Se experimentarem contem-me tudo!
E por aqui não há nada melhor do que o cheiro do pão acabado de fazer.

Ingredientes:

420g de farinha de trigo normal
80g de farinha de alfarroba biológica
50g de nozes partidas em pedaços
600ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca tipo fermipan (cerca de 5g)

Preparação:

Numa taça coloque as farinhas e as nozes e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. (Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora , mas aconselho a pelo menos 12 horas – de um dia para o outro.
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro vidrado ou pirex com tampa.
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha (se tiver receio de a massa colar ao fundo, pode usar papel vegetal). Verta para dentro do tacho a massa e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra!)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais firme.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer completamnete sobre uma grelha antes de cortar em fatias.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>