.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

“Pão” de Frutos Secos


By colher-de-pau


A Páscoa está à porta – estamos em plena semana Santa – e em algumas cozinhas começa também a azáfama para ter uma mesa de Páscoa cheia de coisas boas!
Por aqui a ver se faço os folares da Avó Celeste, e ando com vontade de fazer também uma trança Pascal. Quanto a outras coisas ainda não sei o que ou fazer, se é que vou fazer mais alguma coisa, uma vez que em princípio o almoço de Páscoa será em casa dos meus pais, e com a minha mãe a cozinhar mais ninguém precisa de cozinhar nada… Só se ela me pedir para levar alguma coisa.
Mas nem só de doces vive a mesa da Páscoa. Há o cabrito ou o borrego assado com batatinhas louras e grelos, e uma tábua variada de entrada nunca fica mal, além de ser mais simples de fazer – com queijos, enchidos, patês, azeitonas, frutos secos, ovos mexidos, salmão fumado, …. – e pães variados.
E por falar em pães variados, há um que fica maravilhoso com queijos e, apesar de não ser um verdadeiro pão, é uma opção diferente e surpreendente para uma tábua de entradas. Aqui em casa estamos fãs deste “pão”.

Quinta feira, dia 29 de Março, pelas 21h30, estarei na Feira do Livro do Forum Coimbra, a convite da livraria Bertrand a falar sobre comida (e a autografar livros) com quem quiser por lá passar!


Ingredientes:

200g de amêndoas com pele
75g de nozes
75g de caju cru
50g de sementes de girassol
50g de sementes de sésamo
50g de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de linhaça moída
5 ovos
12 tâmaras
sal q.b.

Preparação:

Coloque os frutos secos e as sementes no robot de cozinha ou na liquidificadora e pulse 2 ou três vezes apenas para quebrar um pouco os frutos – não queremos que fiquem triturados….
Coloque depois do frutos e sementes numa taça e junte os ovos e as tâmaras descaroçadas e apenas partidas ao meio, e uma pitada de sal. Envolva bem com a ajuda de uma colher.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 150ºC durante cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de partir em fatias.
Guarde numa caixa hermética no frigorífico onde aguenta vários dias.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>