.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pastéis de massa tenra (receita para robot de cozinha)


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Hoje trago uma receita que faço exclusivamente no robot de cozinha (Bimby). Que me desculpe quem não tem, mas na realidade é daquelas coisas em que o robot facilita muitíssimo a tarefa e nem arrisco a fazê-la de outra maneira. Além disso, não é daquelas receitas que faça a toda a hora. Dá trabalho, demora o seu tempo e a casa fica a cheirar a fritos. Mas um dia não são dias e fazer este tipo de pastéis em casa é francamente melhor do que comprá-los na rua, que não sabemos ao certo o que enfiam lá para dentro… além de que pagamos uma pequena fortuna por cada um, quando em casa ficam francamente mais baratos. Para o cheiro a fritos deixo-vos a minha dica, que não os elimina, nem os evita, mas ajuda a passar mais depressa. Um tacho ao lume com água, sumo de laranja e limão, mais o que sobra deles depois de espremidos, dois pauzinhos de canela e uma saqueta de chá aromático. Passado meia hora a casa já cheira quase só a canela… A receita foi adaptada do livro base da Bimby. A massa está igual, o recheio bastante diferente.

Rendeu-me 29 pastéis

Para a massa

50g de margarina vegetal
20g de azeite
100g de água
270g de farinha sem fermento
1 pitada de sal grosso

Para o recheio

500g de carne de vaca em cubos pequenos
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
5 dentes de alho
50g de vinho tinto
120g de água
30g de margarina vegetal
20g de azeite
6 pézinhos de salsa
Sal, pimenta

180g de leite
50g de farinha

Começar por fazer a massa colocando no copo a margarina e o azeite e programar 2 min., temp. 100, vel. 2. Adicionar a água, a farinha e o sal e misturar 20 seg. na vel. 6. Retirar do copo para um recipiente e colocar no frigorífico.

Para o recheio colocar todos os ingredientes no copo com exceção da farinha e do leite. Programar 25 min., temp. varoma, vel. 1. Quando terminar triturar 15 seg., vel. 5. Juntar o leite e a farinha e triturar novamente 15 seg., vel. 5. Retirar para um recipiente e deixar arrefecer um pouco. Tapar e colocar no frigorífico pelo menos duas horas antes de usar.

Para montar os pastéis. Com a ajuda de uma base plástica ou polvilhando a bancada de cozinha de farinha, retirar pequenas porções de massa (cerca de uma colher de sobremesa) e com a ajuda de um rolo de cozinha esticar a massa muito fina. Cortar um círculo com a ajuda de um copo largo (eu usei um utensílio próprio para montar pastéis e rissóis que está à venda nas grandes superfícies) e colocar uma colher de recheio no centro do círculo. Dobrar a massa ao meio e calcar as pontas com a ajuda de um garfo ou cabo de colher. Reservar.
Quando os pastéis estiverem todos feitos levar um recipiente ao lume com óleo. Quando estiver quente (manter em lume médio) colocar cerca de 4 ou 5 pastéis de cada vez para fritar. Quando estiverem douradinhos dos dois lados retirar para um prato com papel de cozinha absorvente para secar o excesso de óleo.

Depois é só comer… acompanhamos com uma salada que partilharei em breve também. Podem congelar alguns pastéis antes de fritar.

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>