.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pataniscas de Couve Flor com Ovo Escalfado


By colher-de-pau


Mais uma refeição sem carne ou peixe. Com ovos das nossas galinhas e com uma “experiência” que há muita andava para fazer. Umas pataniscas ou panquecas de couve flor, que poderíamos ter enriquecido com outra coisa, mas que optamos por comer nesta versão mais simples, apenas com o ovo a escorrer, e uma salada variada.
No início de mais uma semana – depois de um fim de semana de “emoções fortes” – começa-se devagar e com uma receita simples.

Ingredientes para 8 a 10 pataniscas

350g de couve flor
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha (usei farinha de linhaça, mas podem usar outra farinha da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de salsa picada
ovo escalfado para servir
azeite q.b.

Preparação:

Separe a couve flor em raminhos e coza-a a vapor – eu usei a microugourmet da tupperware, mas podem usar outro utensílio.
Assim que a couve flor esteja cozinhada, esmague-a com um garfo, mas não a desfaça muito. Não é para ficar em puré, mas sim com uma textura de “couscous”. À couve flor esmagada junte os ovos batidos, a farinha, e tempere com o sal, pimenta e a noz moscada. Misture bem e acrescente a salsa picada envolvendo.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque colheradas de massa – formando discos – e deixe cozinhar e tostar de um lado, antes de virar e deixar cozinhar do outro. Repita até esgotar a massa.
Sirva as pataniscas de couve flor com um ovo escalfado por pessoa, abrindo-o depois, deixando-o “escorrer” sobre as panquecas. Acompanhe também com uma salada de alface com maça e frutos secos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>