.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pataniscas de Pescada com Salada de Feijão Frade



Uma receita simples para testar uma “teoria” que tinha ouvido há uns tempos.  Já se sabe que podemos fazer pataniscas de quase tudo, e que são uma excelente forma de aproveitar um pouco de peixe – de de carne, legumes ou chouriço – que tenham sobrado de outra refeição. Mas a “teoria” que tinha ouvido é que as pataniscas de pescada eram deliciosas, principalmente se utilizássemos o peixe por cozinhar, em cru, deixando-o apenas cozinhar na fritura das pataniscas.
Confesso que assim nunca tinha experimentado e fiquei curiosa. Quanto mais não fosse torna a tarefa de fazer pataniscas mais rápida….Uns lombinhos de pescada que tenho quase sempre em casa foram a desculpa ideal para experimentar finalmente esta receita. E realmente resulta. E ficam muito boas. E para mim, acompanhadas de saladinha de feijão frade, fazem uma das minhas refeições de verão  e de praia favoritas. Fica a ideia.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos de pescada previamente descongelados
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
5 colheres de sopa de farinha
1 ovo
100ml de água com gás ou cerveja
1/2 cebola
1 raminho de salsa

Para a salada de feijão frade
300g de feijão frade cozido
1/2 cebola
1 molhinho de salsa
azeite q.b.
vinagre q.b.

Preparação:

Comece por cortar os lombinhos de pescada em pequenos pedaços e reserve.
Entretanto junte o ovo com a farinha, a água ou cerveja e tempere de sal, pimenta e com um pouco de azeite. Misture bem até obter uma massa lisa e acrescente depois a salsa e a cebola previamente picadas finamente e os pedaços de pescada. Misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos e nem muito grossa nem demasiado líquida. (Se necessário acrescente mais líquido ou um pouco mais de farinha.)
Frite as pataniscas em colheradas, óleo vegetal quente, até que fiquem bem douradas, virando-as para que cozinhem uniformemente. Escorra sobre papel absorvente.
Para a salada de feijão frade, coloque o feijão numa saladeira e acrescente a cebola picada assim como a salsa também picada. Tempere a gosto com azeite – seja generoso – e com um pouco de vinagre. Misture bem.
Sirva as pataniscas com o feijão frade e, se gostar acompanhe com uma salada de tomate.

Bom Apetite!
Source: Para Cozinhar