.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Pêssegos Assados com Crumble de Aveia e Sementes



Na nova casa existia um pessegueiro que decidimos manter. O nosso novo pessegueiro já nos presenteou com alguns pêssegos doces e saborosos.
Os primeiros acabaram a ser colhidos ligeiramente verdes para não se estragarem durante a nossa ausência e foram durante alguns dias parte do “lanche” que nos acompanhava para a praia.
Assim que chegamos a casa, havia uns poucos prontos a ser colhidos e ainda outros caídos do chão.
Senti que tinha de cozinhar alguma coisa com os pêssegos do nosso pessegueiro. A quantidade de pêssegos é pequena, pelo que fazer uma compota estava fora de questão.
Foram então um delicioso pequeno almoço. Pêssegos aromáticos assados e um crumble crocante perfeito para fazer companhia aos pêssegos macios.
Espero que gostem desta sugestão, que tanto pode ser um pequeno almoço diferente, como uma sobremesa de verão, mais simples, e que acompanha deliciosamente  com um pouco degelado de nata ou baunilha.

Ingredientes para 1 pessoa:

2 pêssegos pequenos
25g de aveia
15g de manteiga
15g de açúcar ou 1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 colher de chá de sementes de girassol
1 colher de chá de pasta de baunilha
1 colher de sopa de água de rosas (opcional)

Preparação:

Lave bem os pêssegos e corte-os ao meio retirando cuidadosamente o caroço. Coloque-os depois numa pequena taça que possa ir ao forno, com a concavidade voltada para cima e regue com o água d rosas, se usar, e com a pasta de baunilha.
Àparte misture a aveia com as sementes, o açúcar ou mel e a manteiga e amasse até obter uma espécie de migalhas grossas.
Coloque esta mistura sobre os pêssegos, enchendo as concavidades e leve a assar durante 10 a 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC até que os pêssegos estejam macios e o crumble dourado.
Sirva ainda morno com um pouco de iogurte natural, se for como pequeno almoço, ou com gelado de nata ou baunilha se estiver a pensar numa sobremesa.

Bom Apetite!
Source: Para Cozinhar