.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Queques de Limão e Sementes de Papoila


By colher-de-pau


Programa de fim de semana. Entre muitas outras coisas fazer um bolo (ou neste caso uns queques de limão) para gastar alguns dos que cá andam em casa, que tenho amigos queridos que não em deixam acabar os limões, e umas galinhas, que depois de um longo período de pousio, me têm brindado com muitos, grandes e deliciosos, ovos.
E depois porque aqui por casa há sempre quem apareça para um café, e fica sempre bem ter a boleira recheada…
Para este fim de semana não sei se repita estes queques, mas certamente que vai sair outro bolo de limão. E provavelmente o primeiro gelado do ano, com um sabor muito fora do vulgar, e que me conquistou num evento da Iglo em que estive presente… (Não, não é gelado de bacalhau!!!)
Bom fim de semana!

Ingredientes para 12 queques:

150g de açúcar
raspa da casca de 2 limões
50g de manteiga
210g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1 colher de chá de pasta de baunilha
2 ovos
125g de iogurte natural

Cobertura (opcional)
100g de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de sumo de limão
raspa da casca de 1 limão

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o fermento, as sementes de papoila.
À parte bata com a batedeira eléctrica a manteiga com o açúcar e a raspa de limão até obter uma mistura cremosa. Junte depois os ovos, um a um. Junte depois o iogurte e a baunilha e metade da mistura de farinha e mexa bem. Junte depois a restante farinha e mexa até obter uma massa lisa.
Divida a massa pelas formas de queques (ou tabuleiro de queques) previamente untadas e polvilhadas e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até estarem cozinhados e ligeiramente dourados.
Retire e deixe arrefecer completamente numa grelha.
Faça depois a cobertura misturando o açúcar em pó com a raspa de limão e o sumo e misture bem. Coloque depois sobre os queques.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>