.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Quinoto de Tomate


By colher-de-pau


Não é a primeira vez que faço uma espécie de risoto de quinoa (quinoto), mas já não fazia há muito tempo. Desta vez aproveitei meio frasco que estava aberto no frigorifico do nosso molho caseiro de tomate sete vegetais, mas podem usar qualquer outro molho de tomate ou juntar tomate fresco e maduro ao refogado de cebola, tendo apenas o cuidado de aumentar a quantidae de água.
É uma maneira diferente de fazer a quinoa, e é um acompanhamento diferente e surpreendente. Além disso fica optimo aquecido no dia seguinte, pelo que se pode fazer a mais para a marmita do dia seguinte, ou simplesmente para estar “despachado” para outra refeição.
Aqui em casa foi muito apreciado, e comemos a acompanhar uns “jaquinzinhos” fritos. Mas gostei mais no dia seguinte, simplesmente com um ovo escalfado.

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

150g de quinoa
250ml de água
200ml de molho de tomate pronto (usei o molho de tomate 7 vegetais caseiro)
50g de queijo parmesão ralado na hora
azeite q.b.
50ml de vinho branco
1 cebola
sal e pimenta q.b.
centro frescos q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite até que fique translúcida. Junte depois a quinoa e envolva bem. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar uns dois minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
Acrescente depois o molho de tomate e a água, retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Coloque no mínimo e vá mexendo de vez em quando, durante cerca de 25 minutos, até a quinoa estar cozinhada e ainda com molho, como se fosse um risotto.
Misture o queijo parmesão, envolva bem e desligue. Deixe repousar 5 minutos.
Retire do tacho e envolva os coentros.
Sirva de imediato, simples, como ovo escalfado, ou como acompanhamento de, por exemplo, carapauzinho frito.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>