.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Rissois de Pescada e Camarão


By colher-de-pau


Não é novidade para ninguém que refeições pré congelados e cozinhadas dificilmente entram cá em casa. Isso não que dizer que não goste de um belo de um rissol, um croquete ou até uma boa pizza de vez em quando.
A diferença é que não compro nada disso pré feito, e faço sempre as minhas próprias versões.
Há muito que não havia tempo para uns rissóis caseiros por aqui. Tenho-os comido ocasionalmente em casa da minha mãe, que também os faz de vez em quando, mas nem me lembro de os fazer. Lembrei-me no entanto que não era pior colocar alguns na arca antes do nascimento do António, e numa tarde, durante a sesta do Zé Maria, lá se fizeram duas dúzias.
Esta versão é com pescada e camarão, a minha versão preferida de rissois.


Ingredientes para cerca de 24 rissois:


Massa:


1 chávena de água
1 colher de sopa de azeite
1 chávena de farinha
sal q.b.


Recheio:
1/2 cebola
1 colher de sopa azeite
300g de pescada em pedaços (usei filetes)
200gr de miolo de camarão
1 colher de sopa de farinha
1,5 dl de leite
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Prepare a massa levando ao lume a água com um pouco de sal e o azeite. Quando levantar fervura, retire do calor e adicione a farinha mexendo bem até obter uma massa que se despegue das paredes do tacho. Reserve.
Para o recheio pique a cebola e refogue-a no azeite. Acrescente os pedaços de pescada, tempere de sal e pimneta e adicione a polpa de tomate deixando cozinhar. Acrescente depois o miolo de camarão e deixe cozinhar. Junte depois a farinha e retifique de sal e pimenta. Adicione o leite e deixe engrossar, sem parar de mexer. Retire do lume e acrescente a salsa picada. Deixe arrefecer.
Polvilhe a banca da cozinha com farinha e estenda a massa. Disponha porções de recheio tape com a massa e corte em forma de meia-lua com a ajuda de um copo. Repita a operação até esgotar todos os ingredientes.
Passe depois os rissois primeiro por farinha, depois por ovo batido e finalmente pelo pão ralado. Estão depois prontos a congelar, ou a fritar, se forem para consumir de imediato.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>