.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tacos de Bacalhau Fresco Iglo em Polme de Espumante


By colher-de-pau


Um almoço com os bff em que o único requisito é usar a nossa criatividade com o Bacalhau Fresco da Iglo (www.iglo.pt)? Desafio aceite!
E tudo começou com um jantar na semana passada, com um convite da Iglo para um jantar onde o bacalhau fresco iria ser a figura de destaque, uma vez que abril é o mês do bacalhau fresco. Nesse jantar o chef Daniel Cardoso apresentou-nos quatro propostas – qual delas a melhor – com bacalhau fresco. Desde o Ceviche, um Bacalhau Benedict, Bacalhau assado e Arroz de Tomate e Tudo é Coentro (com pipocas de bacalhau) as propostas foram todas muito originais. Com o mote “BFF” Bacalhau Fresco Forever, lá veio depois o desafio de juntarmos os nossos bff´s em nossa casa e irmos para a cozinha preparar bacalhau fresco! Mas para chegar a casa e fazer um almoço para os nossos amigos com bacalhau fresco, é preciso também colocar a cabeça a pensar. E se a minha primeira ideia foi fazer uma Moqueca de Bacalhau Fresco, quase em cima do acontecimento mudei de ideias e pensei que nada melhor do que uma refeição mais descontraída e para partilhar. Portanto o que saiu foram uns deliciosos Tacos de Bacalhau Fresco com Polme de Espumante. Uma comida que lembra mesmo a primavera, os amigos e a partilha à volta da mesa. E no fim de tudo, ainda inspirada pelo jantar do chef Daniel para a Iglo, saiu um gelado de coentros do qual vos falarei em breve!! Fica a sugestão.




Ingredientes para 4 pessoas:

Para o Bacalhau Fresco em Polme de Espumante:
1 Tranche inteira de Bacalhau Fresco da Iglo
150ml de espumante (usei espumante bruto da zona da Bairrada)
50g de farinha de trigo
50g de amido de milho (maisena)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de curcuma em pó
sal e pimenta q.b.

Para a Salada de Ananás:
1/4 de ananás
10 tomate cereja
1/4 de pimento vermelho
1 cebola nova pequena
1 molhinho de coentros frescos
sumo de limão q.b.

8 tortilhas ou wraps
couve roxa em juliana fina q.b.
rebentos de alfafa (opcional)
maionese caseira q.b.

Preparação:

Comece por preparar a salada de ananás. Descasque e corte em cubinhos pequenos o ananás. Pique finamente a cebola e junte ao ananás. Corte também o pimento vermelho em cubinhos e o tomate cereja em quartos e pique os coentros. Misture tudo com o ananás e regue com um pouco de sumo de limão. Reserve.
Prepare depois a polme. Numa taça coloque a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento, a curcuma e tempere com um pouco de sal e pimenta. Misture bem e retire duas colheres de sopa desta mistura para um prato e reserve. À restante mistura de farinha misture o espumante e deixe repousar uns minutos.
Entretanto corte a tranche de bacalhau fresco Iglo em pequenos pedaços e seque-os numa toalha de cozinha lavada. Passe depois os pedaços de bacalhau fresco Iglo pela farinha reservada, e depois pela polme, levando a fritar em óleo já quente abundante. Deixe fritar uns 5 minutos até que fique crocante e dourado e coloque depois em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
Coloque depois tudo na mesa, para que cada um prepare o seu taco: numa tortilha colocar um ou dois pedaços de peixe, um pouco de salada de ananás, couve roxa, rebentos de alfafa e maionese a gosto. Enrole e coma de forma descontraída!

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>