.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de avelã


Tarte de avelã

Este fim-de-semana passou a correr. Entre casas de família o tempo foi passando entre a mesa, passeios à beira rio e fotografias de viagens. Estes fins-de-semana são pouco produtivos em termos úteis, é certo, mas sabem sempre muito bem. Para um dos dias resolvi fazer esta tarte de avelã. Tinha um pacote de avelãs torradas a arrastar-se na prateleira há uns tempos e foi desta que lhe dei uso. Lembrei-me de fazer um picado de abelha versão avelã e ainda lhe juntei um creme de chocolate e avelã. Aqui vos deixo a sugestão:

125g de margarina vegetal amolecida
125g de açúcar
3 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

200g de avelã
100g de açúcar
2 colheres de sopa de leite
125g de margarina

3 colheres de sopa de creme de chocolate e avelãs (Nutella)

Tarte de avelã

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado/retangular ou uma tarteira com margarina forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel e reservar.

Começar por bater muito bem a margarina com o açúcar até ficar em creme. Juntar de seguida os ovos e bater muito bem novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e bater até ficar um creme homogéneo.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 15 minutos.

Enquanto a massa está no forno colocar numa frigideira ou tacho antiaderente as avelãs, o açúcar, o leite e a margarina. Levar a lume brando e mexer sempre até começar a engrossar e o açúcar a caramelizar. Retirar do lume.

Tirar a massa do forno e barrar com o creme de chocolate. Por cima distribuir as avelãs com o caramelo e levar novamente ao forno mais 10 minutos.

Retirar do forno com cuidado e deixar arrefecer. Depois é só retirar do papel vegetal, cortar em cubos ou fatias e servir.

Bom apetite!

Tarte de avelã

Tarte de avelã
Autor: As receitas lá de casa
Veja o artigo em Tarte de avelã