.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de Chocolate Salgada


By colher-de-pau


Se há pessoa que nunca desilude, quando se tratam de sobremesas decadentes, gulosas e de encher o olho é a Nigella Lawson. Adoro os livros dela, os programas de culinária e a maneira de partilhar as coisas na cozinha. Talvez por não seu uma “chef” de cozinha de formação, goste tanto daquele espírito descontraído e familiar que ela tem de cozinhar e de receber as pessoas. Tudo super descomplicado, de lamber os dedos. Duvido que haja quem goste de cozinhar e de estar na cozinha por prazer, e que não goste da forma de estar da Nigella.
Portanto, se eu queria uma sobremesa “daquelas”, nada como procurar nos livros da Nigella… E assim, para um almoço com uns amigos aqui em casa, lá saiu esta maravilhosa, rica e muito gulosa tarte de chocolate com um maravilhoso toque de sal.
Aconselho a todos.

E vamos começar os workshops:

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa – 22 de Setembro – 15h Workshops Pop-Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto – 29 de Setembro – 15h Worshop Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar – 30 De Setembro – 10h Colher de Chá – Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes:
(receita original em “Simply Nigella”, Nigella Lawson, página 309)

Base
300g de bolachas tipo Oreo
50g de chocolate negro 70% cacau
50g de manteiga à temperatura ambiente
1/2 colher de chá de flor de sal

Recheio
100g de chocolate negro 70% cacau
25g de amido de milho (maisena)
60ml de leite gordo
500ml de natas frescas (tipo “Longa Vida”)
50g de cacau cru em pó peneirado
2 colheres de chá de café solúvel em pó
75g de açúcar
1 colher de chá de pasta de baunilha (ou essência de baunilha)
2 colheres de chá de azeite virgem extra
3/4 de colher de chá de flor de sal


Preparação:

Comece por preparar a base. No robot de cozinha coloque as bolachas, o chocolate partido em padaços e triture tudo até ficar com uma espécie de migalhas grossas. Junte depois a manteiga amolecida e o sal e triture até a mistura começar a ficar unida.
Coloque a mistura numa tarteira com fundo amovível com cerca de 23cm de diâmetro, e pressione com as mãos de modo a que toda a base (e lados) fiquem forrados com a mistura de bolacha.
Leve ao frigorífico cerca de duas horas para ganhar firmeza. (E não coloque o recheio na tarte sem esta estar bem firme).
Prepare depois o recheio.
Numa tacinha coloque o leite e o amido de milho e mexa para dissolver. Reserve.
Coloque as natas num tacho e junte o chocolate partido em pequenos pedaços, o cacau peneirado, o pó de café instantâneo, o açúcar, a pasta de baunilha, o sal e o azeite.
Leve a lume brando, sem parar de mexer, até que o chocolate esteja bem derretido, mas sem ferver. Retire do lume e junte a mistura de leite e amido de milho até ficar com uma mistura homogénea.
Volte a colocar o tacho em lume brando e, sem parar de mexer e sem deixar ferver, deixe a mistura engrossar até cobrir as costas da colher de pau e, ao passar o dedo nas costa da colher de pau o creme não se una. Coloque a mistura num jarro medidor (deve ficar com cerca de 600ml de creme de chocolate) e coloque um pouco de papel vegetal molhado sobre o creme de chocolate (para não ganhar película.) Leve ao frigorífico cerca de 15 a 20 minutos (não ais para o creme não assentar) e coloque depois, cuidadosamente sobre a base da tarte.
Leve novamente ao frigorífico, cerca de 12 horas até o creme assentar.
Retire depois a tarte uns 10 minutos antes de servir e desenforma-a para o prato de servir, de core depois a gosto. Eu usei frutos vermelhos, mas a Nigella Lawson aconselha a servir com crème fraiche.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>