.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de Courgete e Queijo de Cabra



(Ainda de Férias!)
Com a horta quase no seu máximo de produção, o exercício de criar receitas com os produtos da época mantem-se.
Surge-me a ideia de uma tarte de cougete e de queijo de cabra, porque sei que tenho algum lá em casa e a ideia de que é uma dois que posso fazer e congelar e assim ter uma receita pronta a comer quando regressar de férias.
É uma maneira de dar vazão às courgetes e de voltar a fazer a preparar a massa em casa, uma vez que a receita é simples e fica sempre bem.
E assim, em vésperas de ir de férias os preparativos na cozinha foram muitos e, entre outras coisas igualmente deliciosas saiu uma tarte salgada de courgete e queijo de cabra para piqueniques, refeições mais ligeiras ou simplesmente para levar para a praia ou campo ou para estar pronta a comer depois de um “cansativo” dia de praia. Espero que gostem!


Ingredientes para 1 tarte não muito grande:


massa:
150g de farinha
60g de manteiga fria
30ml de água
sal q.b.


Recheio:
125g de queijo de cabra -chévre em rolo
1 courgete pequena
100ml de leite ou natas light
3 ovos
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar a massa. No robot de cozinha junte todos os ingredientes para a massa e misture até a mistura se começar a desprender das paredes e a formar uma espécie de bola.
Retire a massa e com a ajuda do rolo da massa estenda-a e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique a base com um garfo e leve ao frigorífico até necessitar. (Se não quiser fazer a sua própria massa, use a massa refrigerada pronta a usar, que se vende em qualquer supermercado!)
Lave bem a courgete e corte-a em fatias finas. Disponha-a sobre a massa, sobrepondo as fatias de modo a ficar “bonita”.Desfaça grosseiramente o queijo com as mãos e vá colocando pequeno pedaços sobre as courgetes até esgotar o queijo.
Numa taça bata os ovos com o leite ou ntas e tempere a gosto de sal e pimenta. Verta cuidadosamente a mistura sobre a tarte, enchendo bem, e de modo a tapar a gourgete. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar dourada e a massa cozinhada.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Sirva morna ou fria com uma salada verde para uma refeição ligeira e de verão.


Bom Apetite!


Source: Para Cozinhar