.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de Espinafres e Tomate Seco


By colher-de-pau


Na semana passada, enquanto fazia “zapping” pelos canais de televisão, passei pelo 24Kitchen e apanhei o programa da Filipa Gomes, o Prato do Dia, em que ela fazia umas tarteletes (sem glúten) de tomate seco e espinafres.
A receita não podia ter vindo em melhor altura, pois tinha espinafres a necessitarem de ser gastos, tomates secos e andava com vontade de experimentar uma massa sem glúten, de pois de pedidos de várias leitoras a saberem se tinha alguma receita.
Como não tinha em casa os mesmo ingredientes que a Filipa usou na sua receita, experimentei com outras farinhas que tinha em casa e resultou muito bem, mas não se acanhem de fazer esta receita com uma receita tradicional de massa quebrada – como esta, por exemplo - ou até de usar massa quebrada de compra. Não se esqueçam mesmo é de pré-cozinhar a massa antes de colocar o recheio.
O resultado final foi muito agradável e resultou numa versão vegetariana muito saborosa!

Ingredientes:

Massa:
100g de farinha de trigo Sarraceno
50g de farinha de mandioca
50g de sementes de girassol
60g de azeite
1 ovo pequeno
sal q.b.

Recheio:
200g de espinafres frescos
8 tomates secos
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 ovo
100ml de natas
50g de queijo gouda ou emental ralado (ou outro a vosso gosto)

Preparação:

Comece por preparar a massa. Coloque a farinha de trigo sarreceno, a farinha de mandioca, as sementes de girassol e o sal no robot de cozinha e triture tudo até ficar com uma farinha fina. Junte depois o ovo e o azeite e triture até obter uma massa.
Forre uma tarteira pequena com a massa e leve-a a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada.
Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e leve-a ao lume numa frigideira juntamente com um pouco de azeite, e deixe fritar. Acrescente depois os tomates secos partidos em bocadinhos e envolva bem. Finalmente acrescente os espinafres bem lavados e deixe cozinhar até que murchem. Tempere com sal e pimenta.
À parte bata o ovo com as natas e acrescente o queijo ralado. Retifique os temperos.
Coloque o recheio de espinafres e tomate seco espalhado pela base da tarte e termine com a mistura de natas, ovo e queijo.
Leve novamente ao forno pré aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até que o recheio fique firme e dourado.
Sirva acompanhado com uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>