.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de Espinafres e Tomate



Com receio de me tornar repetitiva, fica mais uma receita deliciosa, preparada com os ingredientes que existem cá em casa.
Espinafres e tomatinhos da horta, e uma tarte salgada de sabor delicado, que tanto pode servir como refeição principal, como entrada num almoço e jantar ao ar livre.
Apesar de na maioria das vezes usar massas refrigeradas de compra vale a pena fazer a nossa massa. A diferença de sabor é imensa.
Esta receita de massa é muito simples de fazer, bata um qualquer robot de cozinha com função de picar, e em segundos a massa está pronta. O sabor amanteigado e a textura da massa bate em pontos as versões de compra. Depois disso, nem sei porque sou sempre tão preguiçosa para fazer a minha própria massa, e acabo a usar as variedades de compra….
Aqui fica mais uma sugestão colorida e cheia de legumes para uma refeição diferente.


Ingredientes para 1 tarte pequena:


Massa:
150g de farinha
60g de manteiga fria
30ml de água
sal q.b.


Recheio:
150g de espinafres
125g de tomate cereja
100g de queijo mozarella
100ml de leite
2 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.


Preparação:


No robot de cozinha junte todos os ingredientes para a massa e misture até a mistura se começar a desprender das paredes e a formar uma espécie de bola.
Retire a massa e com a ajuda do rolo da massa estenda-a e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique a base com um garfo e leve ao frigorífico até necessitar. (Se não quiser fazer a sua própria massa, use a massa refrigerada pronta a usar, que se vende em qualquer supermercado!)
Para o recheio, leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Acrescente os espinafres, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe saltear até que murchem. Retire e deixe arrefecer antes de usar.
Depois de frios, coloque-os no fundo da tarteira previamente preparada. Corte depois os tomates cereja ao meio e junte-os ao espinafres e cubra com o queijo mozarella.
Numa taça bata os ovos com o leite e tempere a gosto de sal e pimenta. Verta cuidadosamente a mistura sobre a tarte, enchendo bem, e leve ao forno previamente aquecid a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar dourada e a massa cozinhada.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Sirva morna ou fria.


Bom Apetite!


Source: Para Cozinhar