.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte de Frango com Ervilhas e Cenouras


By colher-de-pau


A avó do meu amigo Luís era uma pessoa extraordinária. Tive o privilégio de privar com ela, de ter ouvido muitas histórias. Era uma maravilhosa contadora de histórias, foi professora, escritora e mãe de 10 filhos (depois de lhe terem dito que provavelmente nunca poderia ter filhos!)
No meio das muitas histórias e apontamentos familiares que ouvi, gostava particularmente de ouvir a descrição da hora do banho das crianças, ou do panelão de papas de aveia do pequeno almoço.
Lembro-me também de algumas receitas que partilhou comigo, como a receita do seu arroz doce, que era “famoso” entre os catequistas da minha paróquia, da galinha que faziam na Páscoa, ou da tarte de frango de que toda a família gostava.
Apesar de ter experimentado várias vezes a receita de arroz doce – e de ser das poucas que me sai bem – nunca me lembrei de fazer a receita da tarte de frango. Até há uns dias atrás.
Assim do nada, enquanto acondicionava umas sobras de frango assado numa caixinha, lembrei-me de repente. Foi como se tivéssemos tido essa conversa no dia anterior, apesar de ela já ter falecido há perto de 10 anos, e esta conversa ter provavelmente mais de 12 anos… De repente estava a ouvir a descrição “… vou guardando todos os restinhos de frango e carne assada numa caixinha no congelador. E junto também o molho do assado. Quando tenho uma quantidade suficiente faço a tarte. Cozo ervilhas e cenouras – daquelas pequeninas congeladas – e junto com a carne desfiada e o molho. Forro um pires com massa folhada, coloco a mistura lá dentro, tapo com outra placa de massa folhada e pincelo com gema de ovo. Com as sobras da massa, às vezes ainda faço umas florinhas para colocar por cima a enfeitar. Levo ao forno até ficar dourada. Todos gostam muito.”
Acho que foi mais ou menos assim. Ou é assim que a minha memória guardou esta recordação, neste emaranhado de sentimentos, comida e pessoas. Sei que se não for bem assim, o meu amigo Luís cá estará para retificar as falhas da minha memória.


Ingredientes para 1 tarte retangular pequena:


200g de sobras de frango assado e respetivo molho do assado
150g de ervilhas congeladas
100g de cenouras baby
1 placa de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar
1 gema de ovo para pincelar
sal q.b.


Preparação:


Leve ao lume uma panela com água e sal e deixe levantar fervura. Acrescente depois as ervilhas e as cenouras congeladas e deixe cozinhar alguns minutos até ficarem macias. Escorra e reserve.
Desfie o frango e junte-lhe o molho. Envolva bem na mistura de ervilhas e cenouras.
Divida a placa de massa ao meio e com uma das metades forre uma tarteira retangular. Pique o fundo com um garfo e encha com a mistura de frango, ervilhas e cenoura. Com a restante massa folhada cubra a tarte, prendendo bem os bordos, e pincele tudo com um pouco de gema de ovo.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que a massa folhe e fique dourada.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>