.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte Fria de Maracujá


By colher-de-pau


Duas tartes de maracujá em pouco tempo. Duas tartes completamente diferentes, as duas deliciosas cada uma à sua maneira.
Esta, no entanto, tem uma história diferente.
Uma das receitas do repertório da minha sogra, tradicionalmente preparada para o aniversário do meu cunhado Luís que, fazendo anos em finais de Agosto tem sempre a sorte de apanhar os maracujás em plena época. A receita, que foi passada à minha sogra por uma amiga, faz sucesso na mesa dela há já alguns anos, mas eu, que nunca fui a maior fã de maracujá, costumava passar-lhe um bocado ao lado. Este ano, não sei bem porquê, parece que redescobri os maracujás e tenho preparado várias receitas com eles (uma compota de pêssego e maracujá, Curd de maracujá e uma tarte de chocolate e maracujá!).
Depois de tantas receitas parece-me impensável que não faça a receita da minha sogra – aquela que recebe sempre tantos elogios – e da qual normalmente não sobra nada para contar a história.
Aqui fica esta receita tão simples como deliciosa. Com maracujás frescos – porque não fica a mesma coisa se usarem polpa de maracujá em lata.


Ingredientes:


200g de bolacha Digestiva ou Maria (fica melhor com bolacha digestiva!)
75g de manteiga
10 maracujás frescos e maduros + 4 para decoração
1 pacote de gelatina de ananás (a minha sogra também faz com gelatina de maracujá, mas com ananás fica melhor!)
250ml de água a ferver
1 lata (360g) de leite condensado normal


Preparação:


No robot de cozinha pique a bolacha e junte-lhe depois a manteiga previamente derretida triturando tudo mais um pouco.
Forre depois o fundo de uma tarteira de fundo amovível – ou uma forma de mola – com esta mistura, calcando bem com as costas de uma colher e leve ao frigorífico para prender.
Entretanto abra os 10 maracujás ao meio e retire a polpa. Reserve.
Numa taça misture a gelatina de ananás apenas com 250ml de água a ferver e misture bem até a gelatina estar bem dissolvida. Acrescente depois o leite condensado e a polpa dos maracujás, misture bem e verta este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico a prender durante algumas horas.
Antes de servir desenforme a tarte e coloque-a no prato de servir, decorando-a com a polpa que entretanto retirou aos restantes maracujás.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>