.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tarte queijada de leite


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Dos dias em que não apetece fazer coisa nenhuma, mas em que há sempre milhares de coisas para serem feitas. Dos dias que acordam cinzentos, mas que se transformam em dias de sol. Dos dias em que levantar da cama parece um sacrifício e acabam em dias de gratidão por tudo o que tivemos. Dos dias em que mostramos às miúdas que é possível dar aos outros um dia melhor. Dos dias que apenas são dias que passam, mas nos quais gastamos cada minuto precioso da nossa existência. Dos dias (todos eles!) que vale a pena aproveitar cada momento… cada momento para estar bem e para dar aos outros os nossos momentos. E lá por casa bons momentos também se oferecem em forma de bolos, tartes ou salgadinhos. Em pequenos momentos de sabor… deixo-vos hoje um momento do meu tempo numa tarte de leite, numa receita encontrada num caderninho antigo, ainda escrito à mão, que folheei por acaso enquanto procurava outra coisa. Um acaso que se transformou num bom momento…

½ litro de leite
60g de margarina vegetal
1 pau de canela
Raspa de 1 laranja (ou limão)
250g de açúcar
4 ovos
100g de farinha de trigo
Canela para polvilhar

Levar um pequeno tacho ao lume com o leite, a margarina vegetal, o pau de canela e a raspa de laranja. Quando a margarina estiver derretida, retirar do lume e deixar arrefecer enquanto se preparam os restantes passos.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira de loiça ou pyrex com margarina e reservar. Noutro recipiente bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar a mistura do leite já morno aos ovos e bater novamente. Adicionar a farinha e bater até não apresentar grumos. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Colocar a massa na tarteira e polvilhar generosamente com canela.

Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Retirar do forno depois de cozida e deixar arrefecer.

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>