.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Tirinhas de Vaca com “Salsa” de Ananás e Aromáticas


By colher-de-pau


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão. E como toda a gente sabe, o consumo excessivo de sal está diretamente ligado à hipertensão.
Cabe a cada um de nós, nas nossas casas e nas receitas que diariamente preparamos para a nossa família tentar reduzir o seu consumo. E isso não quer dizer comer com menos sabor! E é a conselho da Sociedade Portuguesa da Hipertensão, e das Aromáticas Vivas, que me lançou este desafio que devemos usar ervas aromáticas (e também especiarias) que permitam temperar as nossas refeições e assim reduzirmos a quantidade de sal que usamos – e tantas vezes em excesso….
Como sabem, sou grande fã de ervas aromáticas, e uma das primeiras coisas que tratei no jardim da nova casa, foi ter um pequeno canteiro com aromáticas, que uso quase numa base diária.
Dias como o de hoje servem essencialmente para sensibilizar as pessoas, para informar, e para mostrar como é possível reduzir o consumo de sal sem sacrificar o sabor daquilo que partilhamos na nossa mesa.
E foi esse o desafio que me deixaram. Cozinhar com menos sal e com ervas aromáticas que, para além de ser um benefício para a saúde dá mais sabor (e cor) os pratos. (E a vantagem de as ervas aromáticas da Aromáticas Vivas serem biológicas, e de as poderem transplantar para vasos ou canteiros e de as manterem nos vossos jardins, como é o meu caso!)Tenho um amigo chef de cozinha que diz sempre que, não há “styling” de um prato que não uma melhore com a utilização de ervas aromáticas. Isto para não falar em como enriquece o seu sabor. O que seria da comida alentejana sem coentros ou poejos, de uns pasteis de bacalhau ou saladinha de feijão frade sem salsa, ou de tomate e mozarella fresca sem manjericão….



Ingredientes para 4 pessoas:
600g de bife de Vaca (cortados não muito finos)
3 dentes de alho
Flor de sal q.b.
tomilho-limão
350g de ananás
1 molhinho de coentros frescos
azeite q.b.
1 malagueta (tipo Chilli)
1 pernada de manjericão fresco

Preparação:

Tempere a carne com os dentes de alho laminados e o tomilho limão e deixe marinar algumas horas – ou de um dia para o outro no frigorífico.
Entretanto prepare a “salsa” de ananás. Descasque o ananás e corte-o em pequenos cubos. Pique a malagueta (pode retirar as sementes) e acrescente ao ananás. Pique depois os coentros e o manjericão fresco e junte-e ao preparado anterior, regando com um pouco de azeite e misturando muito bem. Reserve.
Entretanto grelhe a carne numa chapa ou frigideira anti aderente até que fique cozinhada a seu gosto. Retire a carne e deixe repousar alguns minutos antes de a cortar em tirinhas.
Coloque a carne já cortada numa travessa e coloque um pouco de flor de sal. Por cima disponha a “salsa” de ananás e sirva de imediato.
Acompanhe com Chips de batata doce no forno, e com uma salada verde.

Bom Apetite!



… Ver artigo completo no Blog




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>