Não foi o caso, mas os crepes assim recheados e gratinados são uma excelente maneira de aproveitamento de sobras de peixe, e uma refeição até um bocadinho diferente para o dia a dia.
Os crepes levam um bocadinho de tempo, mas são simples de preparar e podem até ser preparados com antecedência e congelados ou guardados no frigorífico. Para os mais preguiçosos – ou com menos tempo – também podem optar por molho bechamel de compra ou mesmo por substituir por natas na fase de gratinar.
Seja como for, é uma receita deliciosa e que pode fugir ao mais comum e que vos aconselho a experimentarem.
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de filetes ou lombinhos de pescada
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1/2 colher de chá de noz moscada
150 a 200ml caldo de peixe caseiro ou leite
2 colheres de sopa de farinha
azeite q.b.
8 a 10 folhas de crepes – receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2010/08/back-to-basic-5-massa-de-crepes.html
500ml de molho bechamel *
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume num tachinho, juntamente com a folha de louro e um pouco de azeite. Deixe refogar e acrescente os filetes os lombinhos de pescada envolvendo no refogado, e desfazendo-os com a ajuda da cozer de pau. Tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente depois a farinha e envolva bem. Acrescente aos poucos o caldo de peixe ou o leite até formar uma espécie de recheio grosso, deixando ferver uns minutos em lume brando e sem parar de mexer.
Retifique de sal e pimenta e tempere também com a noz moscada. Envolva bem. retire para um prato e deixe arrefecer.
Divida depois o recheio pelos crepes previamente feitos e enrole-os, colocando-os depois, lado a lado, num tabuleiro que vá ao forno e à mesa.
Cubra depois com o molho bechamel, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até ficar gratinado.
Acompanhe com legumes cozidos ou uma salada verde.
* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de manteiga. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite ou leite vegetal quente . Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem. Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!
Bom Apetite!