Depois de um fim de semana intenso e atarefado, com workshops adaptados a estas novas condições, mas que correram muito bem, trago-vos uma receita de frango um bocadinho diferente do habitual.
O frango é um bocadinho como o bacalhau, há 1001 receitas de como preparar, e é também muito versátil e permite imensas coisas diferentes.
Desta vez experimentei a versão “teriaki”, mas um bocadinho adaptada, porque decidi fazer o meu próprio “teriaki” em vez de usar os molhos que habitualmente encontram à venda em qualquer supermercado.
Sendo assim esta é uma versão de “teriaki” adaptada aos ingredientes mais simples de encontrar e ter em casa.
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de peito de frango
sal q.b.
3 dentes de alhos
1 pedacinho de gengibre fresco
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de alho em pó
50ml de molho de soja
50ml de vinho do porto
2 colheres de sopa de mel ou de açúcar mascavado
água q.b.
1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)
óleo de sésamo prensado a frio
Preparação:
Corte o frango em cubos e tempere com o alho e o gengibre em pó, e com um pouco de molho de soja e sal. Misture bem e reserve. Pode ficar assim no frigorífico de um dia para o outro.
Numa taça misture cerca de 25ml de água com a farinha maisena, deixando dissolver. Junte depois o restante molho de soja, o vinho do porto, os dentes de alho esmagados, o gengibre bem picadinho, o açúcar ou mel e misture tudo muito bem até ficar tudo bem misturado. Reserve.
Leve depois um wok ao lume com um pouco de óleo de sésamo. Deixe aquecer bem e junte o frango, deixando saltear. uns minutos. Quando o frango começar a ganhar cor, junte a mistura anterior e deixe cozinhar assim uns minutos, de molho a que o frango ganhe sabor e o molho engrosse um pouco.
Sirva com arroz basmati e com legumes salteados.
Bom Apetite!