.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Frango “Teriaki”


By colher-de-pau

Depois de um fim de semana intenso e atarefado, com workshops adaptados a estas novas condições, mas que correram muito bem, trago-vos uma receita de frango um bocadinho diferente do habitual.

O frango é um bocadinho como o bacalhau, há 1001 receitas de como preparar, e é também muito versátil e permite imensas coisas diferentes.

Desta vez experimentei a versão “teriaki”, mas um bocadinho adaptada, porque decidi fazer o meu próprio “teriaki” em vez de usar os molhos que habitualmente encontram à venda em qualquer supermercado.

Sendo assim esta é uma versão de “teriaki” adaptada aos ingredientes mais simples de encontrar e ter em casa.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de frango

sal q.b.

3 dentes de alhos

1 pedacinho de gengibre fresco

1 colher de sobremesa de gengibre em pó

1 colher de sobremesa de alho em pó

50ml de molho de soja

50ml de vinho do porto

2 colheres de sopa de mel ou de açúcar mascavado

água q.b.

1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)

óleo de sésamo prensado a frio


Preparação:


Corte o frango em cubos e tempere com o alho e o gengibre em pó, e com um pouco de molho de soja e sal. Misture bem e reserve. Pode ficar assim no frigorífico de um dia para o outro.

Numa taça misture cerca de 25ml de água com a farinha maisena, deixando dissolver. Junte depois o restante molho de soja, o vinho do porto, os dentes de alho esmagados, o gengibre bem picadinho, o açúcar ou mel e misture tudo muito bem até ficar tudo bem misturado. Reserve.

Leve depois um wok ao lume com um pouco de óleo de sésamo. Deixe aquecer bem e junte o frango, deixando saltear. uns minutos. Quando o frango começar a ganhar cor, junte a mistura anterior e deixe cozinhar assim uns minutos, de molho a que o frango ganhe sabor e o molho engrosse um pouco.

Sirva com arroz basmati e com legumes salteados.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>