Às vezes há receita que surgem do nada, ou do quase nada. Da receita da pot pie, sobrou massa que aproveitei para fazer uma mini tarte de maçã de amoras, e que ficou deliciosa. Tão deliciosa que é para repetir e tinha mesmo que figurar por aqui, neste livro de receitas e anotações, de forma a não cair no esquecimento.
Uma receita mesmo Outonal, daquelas que se come com uma chávena de chá e uma mantinha pelos joelhos, coisas que eu começo a sentir vontade. Naquele conforto que e ambiente que só o Outono nos sabe dar.
Fica a receita.
Massa quebrada (usem a receita da massa da pot pie do post anterior, ou podem usar massa de compra)
1kg de maçã rijas e sumarentas como a Golden
125g de amoras
100g de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de canela
Preparação:
Retire a massa do frigorífico e, se usar massa feita em casa, estique-a com a ajuda de um rolo da massa. Forre uma tarteira de 22cm de diâmetro, de preferência de fundo amovível, com a massa e pique-a com um garfo. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 minutos para pré cozinhar.
Entretanto descasque e retire os caroços às maçãs, e corte-as em meias luas finas. Coloque as maçãs numa taça, acrescente o açúcar, a canela e a farinha e misture tudo bem.
Retire a tarteita do forno e recheie com a mistura de maças e dos restantes ingredientes. Por cima disponha as amoras, e leve novamente ao forno, mais 35 minutos ou até a maçãs estar cozinhada e a tarte parecer ter uma espécie de creme.
Retire, deixe arrefecer e desenforme para o prato de servir.
Bom Apetite!