.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Cozinhar Cogumelos


cogumelos

Adora Cogumelos? Mas não sabe diferenciar os cogumelos bons dos venenosos? Adorava saber umas receitas extra para fazer entradas e pratos excelentes?
Nós temos aqui algumas dicas e sugestões para a ajudar. 

Existem várias espécies à venda desde cogumelos frescos, desidratados ou em conservas( sendo estes último os mais seguros), pois estão devidamente identificados.

Por isso se não quer correr riscos compre o comum “champignon” de lata. No entanto se quiser partir nessa aventura gastronómica saiba que terá que seguir algumas regras importantes.

Se vai cozinhar cogumelos frescos, utilize um pincel para os lavar…ou até mesmo uma escova. Depois passe por água e um pano seco a fim de os limpar devidamente. Nunca os deixe molhados. Assim não perderá o aroma, nem tão pouca a sua textura.

Necessário um branqueamento para eliminar algumas toxinas?

Não precisaria de o fazer para todas as especies, em todo o caso mais vale prevenir. Vamos dizer-lhe os nomes dos cogumelos que devem ser mesmo branqueados morquelas (Morchella costata, M. esculenta ou M.conica), aproxima. 20 minutos). Com este método vai acabar com todas as toxinas.
Deverá também cozer os cogumelos num recipiente largo, baixo e com o lume muito forte.

Pode come-los salteados com alho e azeite. Sal e pimenta q.b

 Receita de Cogumelos Salteados

Ingredientes:

400 gr de cogumelos
2 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola
Sal q.b
Pimenta q.b

Preparação: Numa frigideira coloque a salsa picada, a manteiga, o alho e a cebola. Deixe cozinhar até ficar transaparente.
Coloque então os cogumelos e cozinhe até ficarem dourados.

 

Receita de Bifes com cogumelos

Ingredientes:

pimenta q.b
sal a gosto
ketchup
1 lata de cogumelos em conserva
500 ml de molho bechamel
1 cálice de conhaque
1 cebola picada
½ tablete de caldo de carne
500 g de carne 

Preparação:
Tempere a carne sem cortar com sal e a pimenta-do-reino e frite numa frigideira com um pouco de óleo. Transfira para uma panela com água quente e o tablete de caldo de carne e deixe cozinhar. Retire a carne do fogo e corte-a em pedaços pequenos. Reserve. Numa panela, aqueça um pouco de óleo e doure a cebola. Acrescente a carne picada e deixe tomar gosto por alguns instantes. Em seguida, adicione o conhaque e deixe flambar. Quando a chama apagar, acrescente o molho bechamel, o ketchup, os cogumelos e deixe cozinhar até o molho reduzir um pouco. Retire do fogo e sirva com arroz branco e, se preferir, com batata palha.

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *