.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Molotof


By Mariana Receitas para a Felicidade!

Apesar de ser um doce muito apreciado cá em casa, confesso que já me pregou alguns dissabores. Mas em dia da mãe (não que eu aceite muito bem estas datas), e tendo de haver uma sobremesa especial, resolvi dar-lhe uma trégua e seguindo alguns passos, ficou PERFEITO!!

8 claras de ovos
8 c. de sopa de açúcar

1 c. sopa mal cheia, de maizena
Caramelo líquido

Doce de ovos
8 gemas
280 g de açúcar
250 ml de água
1 casquinha de limão

Separe as claras das gemas.
Comece por fazer o doce de ovos;

Leve ao lume num tachinho, a água com o açúcar e a casca de limão. Assim que ferver mantenha por mais 5 minutos, enquanto vai mexendo. Retire a calda do lume e deixe arrefecer mas sem a casca de limão. Passe as 8 gemas por uma peneira e assim que a calda estiver morna misture-as bem. Leve de novo ao lume mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire, mexa mais um pouco e deixe arrefecer.

Unte muito bem o fundo e paredes da forma, com caramelo líquido. Reserve.

Deite as claras numa taça bem limpa e seca, juntamente com a pitada de sal e bata até ficarem em castelo firme. Depois e aos poucos, vá adicionado as colheres de açúcar, batendo bem até ficar em merengue.
Por fim, adicione a colher de maizena (segredinho que a minha amiga Fernanda me confidenciou), e o caramelo e bata mais um pouco.
Deite as claras na forma e espalhe com a ajuda de uma colher, batendo de seguida com a forma na bancada de modo a que não fiquem bolhas de ar no molotof.
Pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a forma lá dentro sobre um tabuleiro com um pouco de água. Deixe cozer durante 8 minutos (um minuto por cada clara).
Passado esse tempo apague e sem abrir a porta, mantenha dentro o molotof por cerca de 30 minutos para que este repouse e não baixe.

Na hora de servir, cubra o Molotof com o doce de ovos.

Beijinho e tenham todas as mães, um Feliz Dia junto dos seus filhos, pois não há melhor bênção que essa….

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *