By Mariana Receitas para a Felicidade!
Ontem foi o aniversário do meu filho mais velho, 25 anos quando mais parece, que ainda ontem o tinha nos meus braços…
Pediu-me um bolo diferente mas simples e o que me veio logo à cabeça, foi o famosíssimo “Red Velvet”…
2 e 1/2 cháv. de farinha sem fermento1 c. sopa Cacau em Pó Royal
1 pitada de sal fino
120 gr de Vaqueiro Liquida
1 cháv. de açucar
1 c. chá extrato de baunilha
2 c. chá de corante vermelho Vahiné (em gel)
1 cháv. de buttermilk (1 cháv.de leite com 2 c. sopa de limão ou vinagre)
1 c. chá de bicarbonato
1 c. sopa vinagre
Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda. Reserve.
Peneire para uma taça, a farinha com o cacau e a pitada de sal fino. Reserve.
Aos poucos e intercaladamente, junte a farinha e o buttermilk, enquanto vai batendo.
Finalmente junte ao creme, a colher de chá de bicarbonato de sódio previamente misturada com a colher de sopa de vinagre, envolvendo bem na massa.
Merengue:
Coloque 6 claras e 1 chávena e meia de açúcar numa tigela e levar a banho-maria, sobre uma panela com água a ferver, por cerca de 3-5 minutos, enquanto vai mexendo para o açúcar dissolver.
Retire do lume e adicione 1/4 colher de chá, de creme tártaro e bata na batedeira eléctrica em velocidade média-alta, até que os picos fiquem duros e brilhantes (entre 7 a 8 minutos). Antes de desligar, junte 3/5 gotas de aroma de amêndoa.
Cubra todo o bolo com o merengue (cima e lados, de cima para baixo).
Finalmente, alourar o merengue usando um maçarico de cozinha, mas com cuidado para este não queimar demasiado.
Reserve o bolo no frigorífico, até à hora de servir.
Foi muito apreciado e perfeito para a comemoração tão especial, espero que tenham gostado também!
Fonte da receita: Filipa Gomes AQUI