.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Slow food: alimentação orgânica e saborosa em livro de Alice Waters


A simplicidade se estende à cozinha. E ela não é sem sabor, para Alice Waters. No livro

 “A arte da cozinha simples: anotações, aulas e receitas de uma deliciosa revolução” – que será lançado ainda este ano no Brasil pela Ediouro, a chef americana, ícone do slow food, percorre as etapas fundamentais na cozinha, compartilha dicas e sugere mais de duzentas receitas.

No livro, Alice Waters defende o consumo de alimentos produzidos no local de forma sustentável e a escolha de alimentos orgânicos, frescos, sazonais. “Estou convencida de que os princípios fundamentais da boa cozinha são os mesmos por toda parte. Esses princípios têm menos a ver com receitas e técnicas, e mais com a obtenção de bons ingredientes, que para mim é a essência da culinária”, diz.

Veja a receita de pão de ervas ou massa de pizza

Surgido na Itália na década de 80, o movimento slow food propõe uma nova forma de se relacionar com a comida e sua produção, em contraposição ao fast food. O movimento ganha força e adeptos no Brasil, mas ainda é para poucos, uma vez que os produtos orgânicos por aqui custam caro.

Para aderir à cozinha gostosa e sustentável

No livro, a escritora ensina como escolher os melhores ingredientes e lista os indispensáveis. “Determinados alimentos que eu considero essenciais fornecem uma base sólida para minha culinária. (…) fazem parte desse grupo o azeite e o sal marinho, um bom vinagre, alho e pão”.

Aprenda a fazer minestrone

Realmente, o que vale na cozinha da chef é a simplicidade. Ela não faz questão de tecnologia – sua lista de apetrechos contém o essencial: facas, tábua, panelas e poucos eletrodomésticos (a máquina de macarrão e a sorveteira são os únicos menos comuns nas cozinhas tradicionais)

A autora compartilha dicas valiosas para quem gosta de cozinhar. Ela ensina, por exemplo, como se comportar diante de uma receita nova. “Seu primeiro passo é ler a receita inteira e criar uma imagem mental precisa do que vai preparar, incluindo aromas e sabores. Depois, leia a receita de novo, mas dessa vez tome notas – mentais ou escritas – dos ingredientes e quantidades necessárias, das técnicas utilizadas, da ordem dos procedimentos e de sua duração. Isso feito, você terá uma boa idéia da aparência e do resultado final e de como obtê-lo”.

Veja como preparar coxas de frango deliciosas

Alice ainda dá sugestões de cardápios para diferentes situações. E ensina desde receitas essenciais às mais elaboradas. Tem de tudo: molhos, saladas, massas, pães, bolos, além de como explorar formas diferentes de cozimento.



Receitas Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

bitcoin mixerbitcoin tumblerbest bitcoin mixer