A tarte que vos trago hoje é super simples de fazer e uma delicia de comer. A receita, é de uma pessoa que admiro imenso, tanto pela profissional que é na sua área (jornalista da SIC), como pelas suas receitas e livros publicados pois, para além de serem receitas simples, praticas e económicas, elas são sempre deliciosas.
Falo-vos da querida e simpática jornalista Clara de Sousa que um dia destes partilhou na sua página esta receita e tendo eu tantos figos para gastar (e sabem bem como eles duram tão pouco), decidi que era perfeita.
Além disso, tinha na minha posse todos os ingredientes, excepto a geleia com que a Clara pincela a tarte na parte final mas aí eu substitui por Maple Syrup e resultou também muito bem.
Aqui vos deixo então o resultado, e o convite a que a façam pois posso confirmar que ficou maravilhosa e que todos aqui em casa adoraram.
Beijinho Clara e obrigada por tantas e boas partilhas de receitas, que sempre são uma inspiração…
Massa:
350 g farinha T65 s/ fermento
75 g açúcar
Meia colher de chá de sal fino
150 g manteiga sem sal (bem fria e cortada em pedaços)
7 a 8 colheres de sopa de água fria
Recheio:
Figos – os suficientes para encher a tarteira
150 g amêndoa moída
150 g açúcar mascavado
1 c. sobremesa de açúcar baunilhado Royal
Uma mão cheia amêndoa laminada
Maple Syrup q.b. para pincelar
Amêndoa laminada q.b. para decorar
Açúcar em pó q.b. para polvilhar
Faça a massa:
Coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga na taça do processador de cozinha e pulse até ficar com um aspecto de areia grossa. Junte a água, pouco a pouco, pulsando para ser absorvida ( todo o processo pode ser feito à mão, se não tiver processador).
Enfarinhe a bancada e amasse a massa um pouco, polvilhando-a com farinha se necessário.
Faça uma bola, envolva em película ou coloque dentro de um saco de plástico, e reserve no frigorífico por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, descasque os figos e corte-os ao meio.
Numa taça, misture a amêndoa moída, o açúcar mascavado com o açúcar baunilhado.
Divida a massa em dois, tendo uma das metades um pouco mais do que a outra.
Estenda o pedaço maior em círculo, polvilhando com farinha se necessário e forre a tarteira, de fundo amovível com 26 a 28 cm de diâmetro, garantindo que as paredes da tarteira esteja cobertas até cima.
Pique a massa da base com um garfo e cubra com metade da mistura de amêndoa e açúcares.
Encha toda a tarteira com os figos:
Pressione as extremidades para unir a massa de cima com a de baixo, retirando a massa que estiver em excesso.Com os dentes de um garfo, ou com a ponta de uma faca, pressione a toda a volta.