.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Batatas com Molho de Marisco


Ingredientes:

Batatas novas/pequenas
1 pacote sopa Creme de Marisco

Pimenta branca
Piri-piri ou molho picante líquido
Pimenta preta em moinho

Encontram-se nas tapas em quase toda a Espanha mas são originais da Catalunha as Patatas Blavas. São uns cubos de batata cozida cobertas com molho picante.
Gosto tanto que decidi tentar fazer em casa. O problema é que não faço a mais pálida ideia de como se faz aquele delicioso molho espesso, acastanhado. Talvez até se venda por cá algo parecido com o que se vai usando por lá, um molho de frasco tipo ketchup, uma espécie de fast-tapa. Mas calhou abrir a dispensa e encontrar um pacote de Creme de Marisco. E pus-me a inventar.

Para fazer a sopinha mandam os senhores diluir o “conteúdo”, que é a metáfora que eles usam para “pó”. Como eu queria um creme e não uma sopa líquida, fiz batota a pus só um copo (grande) de água fria, despejei o pózito mariscal, dei lume e mexi para a coisa não granular – não granulou. Juntei pimenta branca e piri-piri liquido, porque até aqui a ideia era mesmo fazer as batatas ficarem bravas, que até ficaram, mas não muito catalãs porque, como é óbvio, marisco é coisa que aquelas não levam. Ao fim dos recomendados 10 minutos de cozedura tinha um cremezinho não demasiado grosso (para não solidificar depois), picante e com sabor a… marisco, claro.

Ora, tendo já cozido as batatas – daquelas pequenas, de pele clara que se vendem numas caixinhas de plástico com rede – cortadas ao meio ou em quartos conforme o tamanho, mantendo a pele, porque gosto e porque descascar era uma trabalheira que quem não quiser não coma ou descasque-yourself, mudei o conceito da coisa e Patatas Blavas à Catalã criei as Batatas com Molho de Marisco à Arcebispo.

Tão simples como isto, colocar as batas, depois de escorridas, num tabuleiro de barro ou num pirex baixo, regá-las com o creme e polvilhar com pimenta preta moida lá para cima à balda. E bom apetite. Ah! E se sobrar, no dia seguinte, saídinhas do frigorífico, depois de o molho ter solidificado em redor da batata, ficam óptimas. Assim mesmo, frias.

1890938_lJ4eM



Receitas Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *