.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Dia dos Namorados


Crepes Flamejados
Ingredientes:

Massa      Recheio
225 g de farinha
2 dl de leite completo
3 ovos
sal q.b.
2 colheres de sopa cheias de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
 100 g de açúcar
1/2 manga
50 g de morangos ou outra ao gosto
2 kiwis
1/3 de uma maçã
1 vagem de baunilha
gelado ao gosto q.b.

Preparação
Crepes
Numa taça ponha a farinha o açúcar e o sal. Abra uma cavidade no centro e ponha os ovos ligeiramente batidos, misture tudo muito bem. Adicione o leite e, com a vara de arames bata bem para que fique uma massa lisa sem grumos. Por fim, junte a manteiga derretida mas não quente e ligue sem bater. Deixe a massa a repousar durante 20 minutos. Faça os crepes como habitualmente, untando uma frigideira antiaderente Levando ao lume a aquecer e depois pôr uma concha de massa rodando a frigideira para que fiquem com o formato de discos, e deixar alourar de um lado e do outro. Repetir a operação até acabar a massa.

Recheio
Cortar todas as frutas em cubos pequenos depois de descascadas. Leve uma frigideira ao lume com o açúcar para fazer um caramelo clarinho. Junte os cubos de fruta e, deixe formar uma calda, o que leva cerca de 2 minutos. Corte a vagem de baunilha ao meio e adicione ao doce. Deixe arrefecer. Recheie cada crepe (2 crepes por pessoa) com o doce de frutas e feche os crepes no formato que desejar. Ponha os crepes no prato que irá servir com uma bola de gelado ao centro. Com uma pequena quantidade nas laterais do prato de aguardente aquecida puxe-lhe fogo para flambear e sirva em chamas.

 

Coxas de Frango com Queijo
Ingredientes:
6 coxas de frango
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de açafrão
150 g de cogumelos fatiados
2 dl de natas
sal q.b.
3,5 dl de caldo de galinha
1 pacote pequeno de queijo ralado
150 g de queijo mozzarella ralado
1 caixa pequena de queijo creme
margarina q.b.
2 tomates pequenos
1 raminho de salsa
1,5 dl de vinho branco seco

Preparação
Tempere as coxas de frango com o alho picadinho uma pitada de sal e o açafrão. Fica neste tempero durante 1 hora. Depois leve uma frigideira ao lume com margarina, deixe aquecer um pouco e frite nela os pedaços de frango até alourarem mas sem queimar. Frite pouco de cada vez e se necessário ponha mais margarina. Num tacho leve ao lume a margarina com a cebola muito picadinha a refogar, junte o tomate sem peles nem sementes e o vinho, deixe cozer até amolecer. Ponha o frango no refogado e dê duas voltas e adicione o caldo de galinha (feito com 1 cubo). Deixe cozinhar em lume brando. Depois de cozido retire os pedaços de frango e ponha num pirex. Junte ao molho os cogumelos fatiados e salteados, o queijo creme, a mozzarella, as natas e a salsa picada mexa para que derretam. Deixe engrossar um pouco. Cubra o frango com este creme. Polvilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Sirva o frango com feijão verde salteado.

Lombos de Pescada Especial
Ingredientes:
4 lombos de pescada sem peles nem espinhas
1 cubo de caldo de peixe
350 g de cogumelos de lata laminados
4 dl de natas
1 colher de sopa cheia de tomate ketchup
1 colher de sopa de mostarda
sal e pimenta q.b.
70 g de margarina
leite e sumo limão q.b.
óleo para fritar
farinha para polvilhar 

Preparação
Espalme os lombos de pescada, e tempere-os com sal, sumo de limão, pimenta e leite. Deixe nesta marinada por 30 minutos; em seguida, passe-os por farinha e, numa frigideira frite-os em óleo, deixando lourinhos de ambos os lados; retire-os para uma travessa. Escorra o óleo e, na mesma frigideira leve ao lume a margarina, quando estiver bem quente, junte a mostarda, as natas, o cubo de caldo de peixe, o tomate ketchup e os cogumelos, deixe apurar. Deite sobre o peixe e sirva com puré de batata ou, arroz branco e brócolos cozidos.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *