.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Páscoa


Vitela da Páscoa
Ingredientes:
2 kg de vitela
100 g de toucinho entremeado
50 g de toucinho em tiras
1 cálice de vinho do Porto
400 g de cogumelos
2 kg de batatas
1 cebola
1 laranja
Margarina
Sal e pimenta moída
Louro

Preparação:
Um dia antes convém preparar a vitela. Com o auxílio de uma agulha de lardear comece a entremear pedacinhos de toucinho na vitela. Tempere a carne com a pimenta moída e uma folha de louro. Junte ainda mais umas fatias de toucinho finas, cebola cortada aos gomos e o vinho do Porto. Deixe a carne marinar no frigorífico de um dia para o outro (não se esqueça de a virar).
No dia da Páscoa escorra a carne da marinada e aloure-a num tacho com um pouco de margarina. Junte umas tiras de toucinho e acrescente o sal e a marinada. Deixe cozinhar durante meia hora em lume brando. Transfira depois a vitela e todos os ingredientes para um tabuleiro e adicione sumo de uma laranja. Junte ainda os cogumelos inteiros e as batatinhas já descascadas. Leve ao forno durante uma hora e meia nunca esquecendo de regar a vitela com o molho.

Observações:
Acompanhe esta receita com arroz de passas e pinhões e uma salada de agriões.

Soufflé de Bacalhau
Ingredientes:
250 g de bacalhau cozido
Queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha
2 copos de leite
4 ovos
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:
Depois de cozido, limpe o bacalhau, retirando-lhe a pele e as espinhas, e desfie-o muito bem.
Num tacho, derreta a manteiga, polvilhe-a com farinha e misture muito bem. De seguida, adicione o leite morno e mexa bem até começar a engrossar. Retire então do lume e junte o bacalhau, seguido das 4 gemas. Tempere a gosto. Cuidadosamente, acrescente também as claras, previamente batidas em castelo.
Deite este preparado num recipiente, de preferência de loiça, untado e enfarinhado. Por fim, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Sirva de imediato.

Folar da Páscoa
Ingredientes:
 
500 gr de farinha
35 gr de fermento de padeiro
1/2 dl de leite morno
1 pitada de sal
100 gr de açúcar
75 gr de margarina
3 ovos
Raspa de uma laranja
1 colh. café de canela em pó
1/2 cálice de brandy
4 ovos cozidos em água com cascas de cebola

Preparação:
Deite a farinha sobre uma mesa, abra uma concavidade no meio, junte o fermento e junte metade do leite quente. Para amassar o fermento, deverá ir retirando alguma farinha da que está em volta na mesa. Faça uma bola, dê-lhe um golpe em cruz e deixe levedar. Junte em volta do fermento o açúcar, a canela, o sal, a margarina e amasse, sempre no centro. Junte 2 dos ovos crus, o reto do leite, a raspa da laranja e o brandy. Amasse tudo muito bem, envolvendo a farinha toda. Bata bem a massa, cortando-a para ficar fofa e elástica e polvilhando com farinha sempre que necessário, até se descolar facilmente da mesa e formar uma bola. Polvilhe uma taça com farinha, deite-lhe a massa, cubra com um pano aquecido e deixe levedar umas horas num ambiente aquecido, até a massa ter o dobro do volume. Deite a massa sobre a mesa, pondo de parte uma pequena porção e, com o resto, faça uma espécie de bola achatada. Coloque num tabuleiro, untado e polvilhado, com os ovos cozidos sobre o centro da massa. Faça umas tiras com a porção que tinha reservado, colocando-as em cruz sobre os ovos, deixando levedar novamente. Pinte levemente com um ovo batido e leve a cozer em forno médio, durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de não deixar queimar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *