.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Empadão de jardineira de peru


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Depois de um fim-de-semana em que finalmente consegui ter algum tempo para não fazer coisa nenhuma (há meses que isto não acontecia!) a semana começa fria. O que pede comidas reconfortantes. Na última ida a casa da minha sogra vim de lá com um saquinho de asas de peru. O meu marido não aprecia especialmente o sabor do peru, pelo que fiquei logo sem saber o que fazer com aqueles pedaços de carne. A conselho da minha sogra, devia deixá-las temperadas de um dia para o outro e depois estufa-las. E foi o que fiz. Temperadinhas no frigorífico de um dia para o outro com caminho direto para a panela de pressão. Depois de cozinhadas olhei para elas e pensei que se lhes pusesse aquilo à frente daquela maneira iria dar luta nos pratos, confusão à mesa e tudo o que seria dispensável de acontecer à hora da refeição. Resolvi desossar e limpar as asas e transforma-la numa jardineira. Como não tinha batatas suficientes, mas tinha muita batata-doce, resolvi transformar a jardineira num empadão. E assim foi… resultado delicioso! Deixo-vos a sugestão:

Cerca de 1 kg de asas de peru
1 copo de vinho tinto
Sumo de ½ limão
6 dentes de alho
1 folha de louro
Pimentão-doce
Sal

1 cebola
2 cenouras
1 chávena de ervilhas

1 kg de batatas (usei 200g de batata “normal” e 800g de batata doce)
400ml de leite
Sal, pimenta, noz-moscada e manteiga

Queijo mozarela para gratinar (opcional)

Colocar os pedaços de peru num recipiente e temperar com o vinho, o sumo de limão, os alhos partidos em fatias, a folha de louro o pimentão-doce e sal a gosto. Tapar e levar ao frigorífico de um dia para o outro.

No dia seguinte colocar a panela de pressão ao lume com um fio de azeite e uma cebola picada. Juntar os pedaços de carne e deixar alourar um pouco. Juntar a marinada e mais um copo de água e tapar. Depois de entrar em pressão deixar cozinhar por 20 minutos.

Desligar o lume e deixar reduzir a pressão. Destapar e retirar a carne para limpar de peles e ossos e partir em pedaços pequenos. Enquanto se limpa a carne junta-se as ervilhas e as cenouras descascadas e partidas em rodelas à panela e leva-se ao lume novamente para cozinhar lentamente.

Inicia-se também a confeção do puré de batata. Eu faço sempre na Bimby, mas podem usar o puré que costumam fazer. Na Bimby colocar todos os ingredientes no copo, com excepção da manteiga. Programar 30 min., tem. 90, vel. 1. No fim desse tempo juntar a manteiga (ou margarina) e programar 1 min., vel. 3-4.

Junta-se novamente a carne na panela e deixa-se cozinhar enquanto o puré termina.

Colocar num tabuleiro a carne, dispensando a maior parte do molho e cobrir com o puré de batata. Por opção ainda salpiquei a superfície com mozarela ralada e levei ao forno a gratinar 5 minutos.

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *