.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Ervas aromáticas


ervas2

As ervas aromáticas são vegetais utilizados como aromatizantes, dos quais utilizamos as folhas, sementes, flores ou bulbos.

Podem ser acrescentadas em diversas preparações, decorando, modificando a aparência visual e tornando os pratos mais temperados, atraentes e requintados.

O olfato e o paladar são sentidos fundamentais ao consumir um alimento. O sabor dos pratos é importante, pois estimula a salivação, colaborando também com o processo de digestão. Para apreciarmos um bom prato é necessário que ele tenha uma boa aparência, que seja colorido e que tenha perfume, tornando-o apetitoso.

As ervas aromáticas podem e devem ser utilizadas em todas as preparações, pois elas dão um toque especial aos alimentos, proporcionando um grande prazer degustativo.

Existem variados tipos: manjericão, alecrim, manjerona, hortelã, sálvia, estragão, salsa, cebolinha, coentro, louro, tomilho e outras. É importante é saber dosar a quantidade utilizada, pois algumas ervas possuem sabor acentuado, podendo prejudicar o sabor verdadeiro do alimento.

Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou mesmo aquelas que desejam evitar o sal, devem abusar das ervas frescas que temperam e oferecem um paladar bastante agradável, substituindo sal.

Saiba mais:

– As ervas frescas devem ser usadas no final das preparações quentes e as secas no início.
– Prefira sempre utilizar a erva fresca.
– Para substituir a erva fresca pela seca, em qualquer preparação, divida por dois a quantidade indicada da fresca e substitua pela seca.
– Quando picadas, as ervas começam a oxidar rapidamente. Para manter a integridade de seu sabor e cor, pique-as e empregue-as imediatamente.
– Aromatize azeite e vinagres com ervas frescas, mas lembre-se de combinar aromas e sabores que se harmonizem.
– Monte a caixa de ervas da forma correta para ter sempre ervas frescas para as preparações.

in nutricaoemfoco

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *