.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bola de Carnes Enrolada


By colher-de-pau


Por aqui continuam as sugestões para o fim de ano. Desde que partilharam comigo esta receita, já a fiz duas vezes. E é sempre um sucesso. A massa é adocicada e faz lembrar o “pan de jamon” Venezuelano, com a diferença de não levar as passas e as azeitonas (que nem toda a gente gosta!)
Fez sucesso na festa da escola do Zé Maria, e na nossa mesa de natal! E já tive pedidos para a fazer para o nosso jantar de final de ano, portanto, amanhã sai outra vez!
Deixo-vos também a receita para que possam fazer!

Ingredientes para a massa:

500g de farinha
7 g de levedura seca (tipo fermipan)
1 ovo
70g de açúcar
70g de manteiga
160ml de leite ou bebida vegetal
1 gema + 1 colher de chá de açúcar amarelo para pincelar (só depois de cozida!)

Ingredientes para o recheio:
300g de fiambre
200g de bacon
150 g de chourição
150 g de paio

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a levedura e misture bem. Abra uma cova ao meio e adicione o leite morno (não muito quente), o ovo e a manteiga amolecida e amasse bem até obter uma massa lisa que de desprenda das paredes da tigela.
(Se tiver um robot de cozinha tipo Bimby, basta colocar todos os ingredientes da massa e programar 20s/velocidade 4, e depois velocidade espiga durante 3 minutos)
Deixe depois levedar num local longe de correntes de ar, bem tapado, até dobrar de volume (eu gosto de colocar dentro do microondas sem o ligar, obviamente)
Estenda depois a massa, em forma de retângulo. Ao centro da massa coloque metade das carnes, e dobre depois metade da massa sobre as carnes. Coloque as restantes carnes sobre a massa que acabou de colocar sobre as outras carnes, e dobre a restante massa sobre estas carnes. Aperte bem as pontas da massa.
Coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo retire a bola do forno, e pincele com a gema batida com o açucar amarelo e leve novamente ao forno mais uns 2 ou 3 minutos apenas para ficar dourada.
Retire e deixe arrefecer antes de cortar.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>