By colher-de-pau
Vi estas receitas há já algum tempo no blogue da Vânia (Made by Choices), e guardei-as para fazer para os miúdos, pois tinha a certeza que seriam mais outra boa opção para os lanches e snacks deles.
Gosto muito de inventar receitas para todos os dias e também sobremesas, mas com alguns ingredientes que não conheço também, e principalmente coisas sem glúten e sem açúcar refinados, invento menos e acabo por me fiar em quem conhece melhor esses ingredientes do que eu. E é essa partilha de conhecimento pelas redes sociais que não tem preço e consegue ser enriquecedora para todos.
Fiz as bolachinhas no dia de Carnaval com a ajuda do meu rapazinho António, que adorou estar sozinho a ajudar a mãe enquanto a B. dormia e o Zé Maria brincava com os seus adorados legos!
Aqui fica a receita destas bolachinhas sem açúcar refinado e com farinha de aveia.
Ingredientes para cerca de 30 bolachinhas:
200 g de flocos de aveia
50 g de amêndoas
1 Maçã descascada e sem caroços cerca de 110g
120 g de tâmaras sem caroço (usei pasta de tâmaras)
1 colher de chá de canela em pó
3 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
1 colher de cafe fermento em p
Preparação:
Num processador de alimentos junte os flocos de aveia e triture até ficar uma farinha. Junte depois as amêndoas e triture novamente até virar farinha. Junte as tâmaras em pedaços ou a pasta de tâmaras, a maçã, a canela, o fermento e o óleo de coco.
Triture na velocidade máxima até ficar com uma massa moldável.
Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estique com o rolo da massa. Corte-a com um cortador de bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar a massa.
Cozinhe as bolachas por 15 a 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC até estarem douradas.
Retire do forno e deixar arrefecer completamente antes de guardar
num frasco de vidro com fecho hermético (fora do congelador) por 2 a 3 semanas.
Bom Apetite!