.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Café e Cardamomo


By colher-de-pau


Gosto destes bolos assim. Que se misturam todos de uma vez, e que são versáteis ao ponto de com a mesma massa podermos fazer combinações diferentes.
No mesmo dia fiz dois bolos para duas ocasiões diferentes. Com exatamente a mesma massa. Nesta receita que aqui partilho, misturei o café e o cardamomo na massa, mas no outro bolo, à mesma massa base misturei raspa e sumo de 1 laranja, e fiz uma cobertura de mel, iogurte grego e sumo de laranja.
Ambos ficaram deliciosos. A massa é fofa e humida – acho sempre que os bolos ficam deliciosos quando levam iogurte na massa! – mas o de café e cardamomo, pela combinação diferente foi o meu preferido, e a mistura de sabores que aqui partilho. Quem experimentou também gostou bastante da combinação de sabores, e foi perfeito para saborear numa tarde de convívio enquanto a chuva caía.
Um bolo é sempre um bolo, e fica bem em qualquer ocasião. Este é dos meus preferidos dos ultimos tempos. Espero que vocês também gostem e desafio-vos a experimentarem esta deliciosa combinação e a partilharem o resultado pelo facebook do blogue. Quero saber se vão gostar tanto como eu gostei!

(E eu não quero ser lamechas… Mas hoje a minha doce e linda avó Cila faz anos lá no céu. E tenho a certeza que se ela estivesse aqui para provar este bolo ia adorar. Porque era um ritual muito nosso, quando era possível, tomar café com um pedacinho de bolo, depois de almoço. Miss you.)

Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro – Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt

Ingredientes para a massa base:
(adaptado de “Goodfood”, Março de 2017, página 154)

175g de manteiga amolecida
150g de açúcar mascavado ou amarelo
2 ovos
225g de farinha
1 colher de sobremesa bem cheia de fermento
50g de iogurte natural

“Sabores”:
50ml de café forte
1 colher de chá de cardamomo em pó

cobertura (opcional):
100g de açúcar em pó
25ml de café forte

Preparação:

Numa taça misture todos os ingredientes e, com a ajuda de uma batedeira electrica bata todos os ingredientes até que fique uma mistura homogénea.
Coloque depois a mistura do bolo numa forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 50 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar e deixe arrefecer completamente antes de colocar a cobertura.
Para a cobertura misture o açúcar em pó com o café e, assim que o bolo esteja frio coloque a cobertura.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *