.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Citrinos com Cobertura de Glacê de Framboesa


By colher-de-pau


Das coisas que mais gosto de receber são livros. Sejam livros dos autores que mais gosto, ou dos que ainda não sei se gosto o não, ou livros de culinária. Todos têm um lugar aqui em casa e são sempre muito bem recebidos.

Este ano, foram vários os novos livros de culinária que vieram parar cá a casa. Cheios de receitas novas para me inspirar e para fazer. O novo livro da Jamie e da Nigella, e muitos de “colegas” e conhecidos das redes sociais. Acabei o ano a fazer um bolo do livro da Patrícia Nascimento, do blogue “Coco e Baunilha”, e que acabou a ser o preferido da minha filha, porque era um bolo com cobertura cor de rosa. E agora, que o terceiro aniversario dela se aproxima, acho que já sei que o bolo terá mesmo de ter cobertura cor de rosa!




Ingredientes:

(in “Baunilha” de Patrícia Nascimento, página 45)


25g de manteiga à temperatura ambiente

350g de açúcar

4 ovos

raspa de 2 laranjas + 2 limões

1 colher de chá de extrato de baunilha

350g de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

2 colheres de sopa de sementes de papoila

1 pitada de sal

250ml de leite + 1 colher de sopa de sumo de limão (para o leitelho ou buttermilk)


Cobertura – Glacê de Framboesa


sumo de limão q.b.

150g de açúcar em pó

1 framboesa grande



Preparação:


Comece por preparar o leitelho. Coloque os 250ml de leite num copo e junte 1 colher de sopa de sumo de limão. Deixe repousar cerca de 10 minutos, até talhar.

Entretanto misture a farinha com o fermento e as sementes de papoila e o sal e reserve.

Bata a manteiga com as raspas de laranja e limão, o açúcar e a baunilha, com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha, durante cerca de 10 minutos até ficar cremosa e esbranquiçada. Adicione depois um ovo de cada vez, e misture bem entre cada adição. Junte depois a mistura de farinha, alternada com o buttermilk, batendo depois em velocidade baixa, apenas para incorporar.

Coloque depois a massa num forma grande, com buraco, untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Deixe arrefecer uns minutos e desenforme depois, deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.

Para o glacie, amasse a framboesa com cerca de 2 colheres de sopa de sumo de limão até ficar bem desfeito, e adicione depois, aos poucos e pouco mexendo sempre o açúcar em pó, de modo a formar uma pasta espessa e líquida.

Coloque o bolo no prato de servir e decore com o glacê.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *