.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Clementinas (sem glúten)


By colher-de-pau


Assim que dei de caras com este bolo no instagram da Sofia Paixão, fiquei em pulgas para experimentar. Adoro clementinas. Doces e com um aroma delicado e em versão bolo tinha tudo para correr bem. Não descansei enquanto não coloquei finalmnete as mãos na massa, e até os meus filhos adoraram o bolo que desapareceu num instante.
E mais do que do bolo gosto da Sofia, Gosto da sua mensagem, das suas partilhas, das suas receitas sempre com muitos produtos sazonais e o mais natural possíveis. E aprendo sempre alguma coisa. É tão bom quando aprendemos com os outros e alargamos os nossos horizontes, saímos da nossa zona de conforto e aprendemos a usar outros ingredientes.
Este bolo maravilhoso, é preparado com uma mistura de farinhas naturais, naturalmente sem glúten, o que o torna perfeito para todos os que têm intolerâncias e alergias ao glúten. Um bolo perfeito para todos!

Ingredientes para um bolo pequeno:

4 ovos
80g de óleo de coco
110g de açúcar mascavado
5 clementinas (raspas e 150g de sumo)
50g de farinha de amêndoas
50g de farinha de arroz integral
50g de farinha de aveia sem glúten
50g de fécula de batata
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional)

Preparação:

Num processador ou robot de cozinha coloque os ovos, o açúcar, o óleo de coco, as raspas e o sumos das clementinas, e bata durante um minuto na potência máxima.
Junte depois as farinhas, a fécula e o fermento e bata mais um pouco.
Junte as sementes – se usar – e mistura bem com a ajuda de uma colher.
Coloque depois a massa numa forma previamente untada (também pode fazer em formato de queques ou mini – bolos), e leve ao forno previamente aquecido a 175ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar coinhado.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>