.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo Rei de 5 Minutos


By colher-de-pau


Janeiro é mesmo assim. Começa cheio de promessas. De perder peso, de começar a ir ao ginásio, de poupar mais, de começar a correr, de deixar de fumar, de ler mais, de trabalhar menos horas, de ser mais organizado, de aproveitar mais a família.. eu sei lá!
Mas os dias vão passando, uns atrás dos outros e muitas destas promessas não duram mais de 3 ou 4 dias.
Eu também tenho as minhas “promessas” as minhas resoluções para este início de ano. Gosto de estabelecer metas e objetivos e sim, também eu deixo muitas vezes alguns ficarem pelo caminho. Porque valores mais altos se levantam, ou porque simplesmente percebo que alguns deles não fazem assim tanto sentido.
Confesso que a promessa que mais vezes fiz ao longo dos anos foi mesmo a de começar “dietas”. Para isso nada melhor do que a primeira segundo feira do ano. O depois das festas, quando andamos enfartados de comer. Mas há já alguns anos que me deixei disso.
Janeiro por aqui ainda é altura de muitas festas… Aniversário a dobrar no dia 8. Logo depois a 12 mais comemorações, e como se não bastasse ainda temos festas a 23 e 28. O que significa que durante o primeiro mês do ano há festas todas as semanas, e é uma sorte quando a semana só tem uma festa.
Claro que nada disso impedia a “dieta”. A cabeça é que muitas vezes a quebrava ao primeiro vislumbre de mousse de chocolate e bolo de aniversário… é o mal dos gulosos e dos que gostam de comer como eu…
Entretanto com o passar dos anos uma pessoa apercebe-se de que não há nada pior do que passar a vida em dieta. E aprende que o melhor é mesmo uma alimentação mais saudável, com uns descuidos pelo meio (principalmente ao fim de semana) e fazer exercício físico. Compreende que não há nada melhor do que não ter de abdicar de nada quando temos naquilo que comemos, e no prazer da mesa, uma das coisas que gostamos de fazer. Até porque não há nada mais difícil, para não dizer impossível, do que privarmo-nos para sempre de coisas que gostamos.
Claro que nunca serei realmente magra. O que é bom é que já fiz as pazes com isso há muito tempo. E prefiro ser mais regrada durante a semana, fazer exercício regular e depois, poder durante o fim de semana cometer alguns excessos entre amigos e família sentada à volta da mesa.
E só por causa das coisas, e porque amanhã é dia de Reis, uma receita de bolo rei que se faz em pouco mais de 5 minutos, e que vale a pena experimentar. A receita é da “youtuber” e chefe Rita Nascimento (mais conhecida como “La Dolce Rita”), e posso dizer-vos que vale mesmo a pena fazerem o bolo.


Ingredientes para 1 bolo Rei:
(receita da Chef Rita Nascimento)


350g de farinha tipo 55
30g de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento
250g de iogurte natural
80g de manteiga
raspa de laranja
raspa de limão
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de vinho do Porto
150g de frutas cristalizadas (usei papaia e coco cristalizados)
200g de frutos secos (usei amêndoas, nozes e passas)
1 gema batida
frutos cristalizados inteiros para decorar
acúcar em pó para decorar


Preparação:


Numa taça grande misture a farinha com o açúcar, o sal, o fermento, o iogurte natural, a manteiga previamente derretida, a raspa de laranja e limão, a canela e o vinho do Porto. Misture tudo muito bem com uma colher de pau e depois com as mãos até obter uma massa que de descola das paredes da tigela. Acrescente depois as frutas secas e as frutas cristalizadas e amassa tudo até estarem bem incorporadas.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com a massa forme uma coroa – o bolo com a forma do bolo rei. Pincele depois com a gema batida e decore com as frutas cristalizadas.
Leve o bolo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30/35 minutos.
Ao fim desse tempo retire o bolo e decore com montinhos de açúcar em pó entre as frutas cristalizadas.
Deixe arrefecer a corte-o apenas quando só estiver morno. (Depois de frio também é bom!)
Sirva com chá ou café e comemore os Reis!


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *