.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Borrego no Tacho com Batatas


By colher-de-pau


Outubro chegou. E com ele, apesar de os dias ainda mornos, a lembrança do Outono que está a chegar. De repente já se pensa em marmelos, abóboras, castanhas e dióspiros. Já se afasta e ideia de verão, e se começa a pensar no Natal. Já sonho com chá quente e lareiras acessas.

Outubro chegou e trás com ele a calma dos meses de Outono, que são dos meus preferidos. Imagino já o cheiro da terra molhada, e de repente vem-me à memórias recordações de tempos passados que nunca mais de vão repetir. De cheiros e de lugares que onde eu provavelmente não vou voltar, e se voltar nunca será da mesma maneira.

De repente penso no borrego da avó, em arroz doce, em queijo da serra, bolo de laranja, em pão de azeite e em requeijão com doce de abóbora…

Para já, enquanto a abóbora não chega para os doces, o borrego já esteve à mesa.


Ingredientes para 4 pessoas:


650g de borrego cortado em pedaços (usei parte do peito e costela, mas podem usar as partes que preferirem)

8 batatas médias

1 cebola grande

2 folhas de louro

1 limão

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

200ml de vinho branco

1 colher de chá de colorau em pó

coentros frescos picados

azeite q.b.


Preparação:


Comece por temperar o borrego, o que poderá fazer de véspera e depois acondicionar no frigorífico durante a noite, devidamente tapado. Tempere-o de sal, pimenta, sumo de limão, 50ml de vinho branco e os dentes de alho picadinhos.

Leve depois um tacho ao lume com um pouco de azeite, o louro e a cebola cortada em meias luas finas, e deixe refogar. Junte depois o borrego escorrido da marinada e envolva no refogado, deixando-o dourar durante alguns minutos. Junte depois a marinada, o resto do vinho branco e o colorau. Mexa e tape o tacho, deixando o borrego cozinhar cerca de 45 minutos ou até ficar macio.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Acrescente-as ao borrego. Envolva bem e polvilhe com alguns coentros picados e ratifique de sal. Tape novamente o tacho e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias.

Sirva depois, polvilhado com mais coentros picados.

Acompanhe com legumes cozidos ou uma salada!


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>