.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Carne picada à Bolonhesa (ideal para ter sempre pronta no congelador)


By colher-de-pau


Quando chegamos a 31 de Agosto, tenho sempre um bocadinho aquela sensação de véspera de ano novo. Setembro será sempre mês de recomeços. Do início da escola, de novos planos e de estratégias. De implementar coisas novas, de iniciar ou concluir planos.

Este setembro trará de volta os workshops em Lisboa e no Porto que ficaram parados desde Março. Trará trabalhos entregues e firmará o início de muitas coisas que fervilham na minha cabeça há uns meses.

Amanhã os mais velhos retomam a escola, e anuncia-se o novo ano escolar. A Benedita ainda ficará em casa – espera-se que apenas mais uns meses apenas – e eu retomo as minhas rotinas mais habituais, as novas, criadas depois desta pandemia, e algumas das anteriores, porque o mundo não para, e é preciso sermos capazes de nos readaptarmos e de com as medidas necessárias continuamos a viver.


Mas este Setembro será sempre atípico e diferente. De qualquer maneira, do capítulo das coisas que nunca mudam, vamos sempre tentar implementar aquelas rotinas que nos vão ajudar a ser mais eficientes e organizados.

Por isso, hoje partilho a minha receita de bolonhesa. A que preparo em quantidade e congelo para as “emergências”. A bolonhesa que resolve o jantar em minutos enquanto descongela no microondas e se coze uma massa. A que permite fazer uma lasanha em poucos minutos e vai para o forno, deixando-nos livre para outras tarefas domésticas. A bolonhesa que se transforma em chilli, em empadão, em recheio de folhados ou de wraps. A receita que não pode faltar no vosso repertório, e que deve estar sempre disponível num congelador organizado e pensado para nos auxiliar no dia a dia!


Ingredientes para 4 a 2 doses para congelar:


1 kg de carne de vaca picada (peçam no talho carne de estufar e peçam para picar. Convém a carne ter alguma gordura, para permitir uma bolonhesa mais saborosa!)

1 cebola grande

2 dentes de alho

500g de tomate maduro ou 1 lata grande de tomate pelado

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

50ml de vinho branco (ou tinto)

1 colher de sopa de ervas secas a gosto


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Deixe refogar até a cebola começar a ficar dourada. Junte depois a carne picada e envolva bem no refogado, deixando a carne ganhar cor. Junte o sal, um pouco de pimenta, e o vinho e deixe cozinhar um pouco até o vinho evaporar. Acrescente depois o tomate fresco ou o de lata, cortado em pequenos pedaços, e as ervas secas, ratifique de sal e pimenta e misture bem. Depois de levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar em lume brando cerca de 40 minutos.

Retire, divida em doses colocando em caixas de congelação. Congele e tenha bolonhesa sempre à mão para uma refeição rápida, ou apenas para simplificar e ajudar o planeamento da ementa semanal.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>