Nada melhor do que descobrir os legumes da época! De chegar ao mercado, à furtaria ou ao supermercado habitual e descobrir nas prateleiras, pela primeira vez, um legume ou fruta da época.
A mim, não me fascinam ainda os morangos que vejo tantos comprar. Além de importados não têm cheiro de morangos e o seu aspeto ainda não me fascina. Morangos são para mim uma fruta de fim de primavera e início de verão, quando os trago para casa bem vermelhinhos e amadurecidos e que impregnam o carro com o seu cheiro doce… Também não me fascinam muito os tomates e os pimentos – que acabam apenas a vir comigo para casa em caso de alguma necessidade repentina… Falta-lhes o calor do sol para serem realmente bem amados e principalmente saborosos.
Agora há couves. Muitas couves de todas as formas e feitios. Os brócolos e a couve flor. Os citrinos variados. E as pastinacas, pouco usadas por aqui (ainda), mas de que eu gosto muito. Faço sempre uma festa de cada vez que as encontro à venda.
E encontrei as primeiras do ano. Que acabaram na panela com companhia de época numa sopa que tem tanto de cremosa como de reconfortante numa fria noite de inverno.
Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola pequena
250g de pastinaca ou cherovia
300g de couve flor
água q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Descasque a cebola e pique-a.
Descasque também as pastinacas e corte-as em pequenos pedaços. Separe a couve flor em pequenos floretes e reserve.
Leve ao lume uma panela com um pouco de azeite e acrescente a cebola. Deixe começar a caramelizar e acrescente depois a pastinaca em pedaços assim como os floretes de couve flor e envolva bem no refogado. Tape o tacho e deixe suar uns minutos em lume muito brando sem deixar queimar ou agarrar.
Acrescente depois água a ferver até cobrir os legumes, tempere-os de sal e deixe cozinhar em lume brando até que estejam macios.
Triture depois a sopa até ficar bem cremosa, e, se necessário acrescente mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada. (A sopa deverá ser espessa e cremosa). Retifique de sal.
Sirva o creme bem quente com croutons e um fio de azeite.
Bom Apetite!