.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Douradinhos com Puré de Vegetais e Brócolos


By colher-de-pau


As refeições congeladas, pré preparadas e quase tudo o que se compra meio feito, têm muito pouco espaço cá em casa. Por vários motivos – principalmente porque gosto de saber aquilo que preparo para a minha família e porque gosto de cozinhar de raiz com ingredientes frescos escolhidos por mim. Mas como tudo, há sempre excepções à regra, e os Douradinhos, a par com mais uma ou outra coisas fazem parte dessas excepções. Porquê? Porque há dias em que temos menos tempo, menos disponibilidade, menos paciência para cozinhar. E é muito mais fácil pegar numa embalagem de douradinhos que se podem fritar, mas também preparar no forno e ter a refeição na mesa rapidamente, quase sem pensar e, na maioria das vezes sem que ninguém refile. E poder aproveitar o resto do tempo para banhos e brincadeiras. Há dias assim.
Talvez o melhor de tudo, seja a par com os douradinhos – ainda que feitos no forno – evitar batatas fritas. Acompanhar com muitos legumes, salada, ou um arroz malandrinho de tomate. É que em casa dos meus pais os douradinhos comem-se com arroz de tomate, e eram uma das refeições de conforto preferidas da minha irmã. Lembro-me de em alturas de testes e exames ela pedir à minha mãe para comprar douradinhos porque era mesmo isso que ela precisava de comer. Há portanto toda uma história familiar em volta dos douradinhos.

E agora a Iglo desafiou-me, e o desafio foi aceite. Experimentar os novos douradinhos com cereais integrais especialmente criados para serem preparados no forno e que são feitos com 100% filete de peixe.
Foi a primeira vez que o pequeno Zé Maria comeu douradinhos. E gostou. Tal como gostou de me ajudar a colocá-los no tabuleiro do forno e que depois disse ao pai que tinha estado a “cozinhar”.
A par com os douradinhos, fizemos um puré cheio de vegetais, porque o Zé Maria gosta muito de puré. E ainda acompanhamos com brócolos.
Um dia não são dias. E sim, na alimentação das crianças há espaço para os douradinhos, tal como haverá espaço para o ocasional hamburguer e até para um bolo ou bolacha. Não será algo para comer todos os dias, mas é uma alternativa para de vez em quando.
(E como tal, um destes dias o Zé Maria também comerá açúcar. E conhecerá, tal como a maioria das crianças outros alimentos. Uma coisa de cada vez!)


Ingredientes para 2 adultos e 1 criança:


1 embalagem de dobradinhas Capitão Iglo com cereais integrais
1/2 couve flor
1 cenoura grande
2 batatas doces médias
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
azeite virgem extra q.b.
brócolos cozidos para acompanhar


Preparação:


Descasque a cenoura e as batatas doce e corte-as em pedaços. Separe a couve flor em raminhos e coloque todos estes legumes num cesto de cozer a vapor e coza-os até estarem macios. Se não quiser cozinhar os legumes a vapor, coza-os simplesmente em água e sal.
Escorra bem os legumes e coloque-os no robot de cozinha ou passe vite e triture até obter um puré aveludado e macio. Tempere a gosto com sal e pimenta, um pouco de noz moscada e um fio de azeite.
Prepare os douradinhos no forno de acordo com as instruções da embalagem e sirva-os com o puré de vegetais e com os brócolos cozidos.


Bom Apetite!



… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *